Uma Viagem ao Egito Místico

Fotografia AXP

UMA VIAGEM AO EGITO MÍSTICO

Redação Le Afrique Brazil

Se existe um lugar de extrema energia enigmática no mundo, este lugar é o Egito. Um lugar que nos leva de encontro aos mistérios, ao clima místico e ao mesmo tempo oculto. O Egito é uma terra com muitos enigmas ainda indecifráveis e que permeia as mentes humanas que buscam respostas para entender e compreender todo o mistério guardado as sete chaves do antigo Egito. Aqui existe vários roteiros com rotas fascinantes de extrema beleza que desperta em nossas mentes uma tremenda curiosidade, em cada canto ou lugar que colocamos os pés. Uma civilização antiga com avanços tecnológicos que até hoje a ciência moderna tenta decifrar e compreender. Os símbolos nos leva a buscar em cada desenho um registro uma tradução daquilo que ainda não conhecemos. As areias que afundam os nossos pés, são mais um ponto alto diante daquele sol escaldante em nossas cabeças. O horizonte me faz lembrar daqueles filmes que ficam fixados em nossas mentes, a todo momento eu passava por lugares que eu já tinha visto nas telas dos cinemas. O Egito me fez sentir em casa é como se eu estivesse ali em uma vida paralela, do antigo e de encontro com esta vida moderna agita, cercada de arranha céus, sons altos, trânsito infernal bem típico das grandes metrópoles.

Fotografia AXP

AS ÁGUAS DO NILO

Uma presença cheia de simbolismos, lendas e mistérios. Está no rio Nilo que é uma conexão do passado nos conectando ao presente e o futuro. Além dos templos que são majestosos que permanecem em perfeita conservação. Aqui também é considerado o berço da civilização muitos desses lugares em que eu visitei está descrito nas escrituras sagradas. É exatamente esta atmosfera que circula as histórias do antigo Egito que sinaliza a como lá é carregado de magia. Talvez vocês não consigam enxergar ou sentir esta magia, mas que ela existe, existe. Tudo vai do ponto de vista de cada um que se deixa mergulhar e se aventurar nas rotas do antigo Egito. Quando você se depara com as margens do rio Nilo esta viagem começa, num inesquecível cruzeiro. Eu acredito que é não existe no mundo uma paisagem tão bonita e ao mesmo tempo imponente. As paisagens são de tirar o fôlego principalmente se tratando das pirâmides. Navegar nas águas do Nilo degustando a culinária egípcia também e viver momentos inesquecíveis, enquanto você com contempla a imensidão do Mar Vermelho.    

Fotografia AXP

ROTAS DA ANTIGUIDADE     

Um dos lugares que mais me impressionou foi Luxor, depois fui conhecer mais o rio Nilo, Mar Vermelho, e as pirâmides de Gizé, Mênfis e Saqqara. Não podia deixar de conhecer a Alexandria e o oásis de Fayoum. Estar turistando o Egito é estar inserido de corpo e alma no lugar considerado as 7 maravilhas do Mundo Antigo. Uma preciosidade da humanidade que tem uma das histórias mais emblemáticas da civilização antiga.

Fotografia AXP

A MITOLOGIA MÍSTICA

Foi com este olhar buscando a profundidade das histórias antigas do Egito que eu mergulhei nesta rota enigmática. Chegando ao Templo de Philae, na Ilha de Agilkia este templo foi construído na Ilha de Philae. Devido ao risco que tinha de inundação no lugar, a atração foi mudada de lugar e está atualmente, na Ilha de Agilkia. Uma das atrações mais interessantes está nas paredes do templo que conta a história de Ísis, mãe de Horus. Dizem que o lugar foi construído para homenagear a deusa. Também devido aos cristãos o lugar foi parcialmente danificado durante o Império Romano, o que não muda em nada a sua importância no Egito. Dentro desta rota mística chegamos ao sítio arqueológico no Vale dos Reis em Luxor, um lugar composto por cerca de 63 tumbas. Um aviso muito importante neste tipo de passeio o ideal é estar sempre acompanhado por um guia da agência que irá contar mais sobre a história do lugar, o que facilita muito o seu entendimento. Sobre a visitação em algumas tumbas tem uma certa limitação de pessoas por vez. Isso tudo porque a UNESCO incluiu o Vale dos Reis na sua lista de Patrimônios Mundiais da Humanidade.

Fotografia AXP

Devido ao Vale estar construído sob uma montanha rochosa, ou seja, o lugar onde guarda os restos mortais de imperadores assim, como as figuras egípcias famosas. Um outro lugar que também traz um clima intenso e místico é o Templo de Hórus, na cidade Edfu, entre as cidades de Aswan e Esna, no lado ocidental do Rio Nilo, o Templo de Hórus é considerado o mais impressionante entre os templos ao longo do Rio Nilo. Este monumento, construído em homenagem ao Deus Hórus, conta em suas paredes a história mitológica do deus dos céus e dos vivos. Entre as partes imperdíveis do templo estão a estátua de Horus, localizada na entrada do templo, e a barca sagrada.

Fotografia AXP

FÉ NO CAIRO

Um dos lugares mais visitados do mundo que tem um lugar sagrado impossível de esquecer. Eu estou detalhando a minha sensação de estar aqui na cidade do Cairo, visitando a Mesquita de Muhammad Ali que nos permite ter uma visão única e absoluta da cidade. A Mesquita também é conhecida como a Mesquita de Alabastro, sua construção levou cerca de 18 anos para ficar pronta. O seu desenho foi inspirado na Mesquita Nova de Istambul. O que também me chamou a atenção no lugar foi o relógio chintzy que está localizado no pátio central, que é um dos elementos que mais chamam atenção dentro da Mesquita.

Fotografia AXP

COMPRAS NO CAIRO

Pela primeira vez nesta jornada de viagens pelo Continente africano eu pude parar um pouco e fazer umas comprinhas básicas, ou seja, uma mala de boas lembranças daqui do Cairo. Um lugar que é puro encanto diante de tanta diversidade de coisas para ver, conhecer, provar e comprar. O Khan el Khalili, que é considerado um dos maiores bazares do Oriente Médio. Uma loucura de descobertas, sinceramente o lugar mais parece um labirinto eu quase que me perdi da equipe. Voltando ao meu passeio de compras pelo lugar, eu tentar descrever esta viagem fantástica aqui. O lugar e cheio de ruelas e tendas que oferecem vários tipos de produtos. Uma diversidade de produtos que enchem os olhos. Que vai dos tecidos, acessórios, ateliês, sapatos, roupas, entre outras coisas que estão bem localizado eu diria no coração do Cairo.

Fotografia AXP

Eu tive que negociar por cada produto que eu trouxe na mala. Faz parte da cultura local, eu sugiro que é bom sempre estar acompanhada ou contratar um guia turístico que possa te apresentar melhor o lugar, te contando também a história deste lugar incrível. Infelizmente a minha viagem estava terminando neste lugar. Eu sei que aqui tem inúmeros lugares para serem explorados, mas meu diário de viagem se encerra aqui. Porque na próxima edição já estarei em outro lugar, aqui mesmo no Continente africano. O que fica é essa imensa sensação de saudade e muita curiosidade em poder conhecer mais profundamente o Egito e principalmente o seu povo. Eu viajei legal no mistério da ancestralidade, ao Egito moderno que eu conheci, uma mistura distinta de culturas que fazem daqui um lugar único no mundo. Bye-bye, até a próxima edição!   

#egito #travel #viagem #cairo #turismo #magazineleafriquestylebrazil