Regina Ribeiro e os seus 40 anos de dança afro contemporânea.

Regina Ribeiro

Regina Ribeiro e os seus 40 anos de dança afro contemporânea.

Redação Le Afrique Brazil

A dança afro contemporânea está em festa! Regina Ribeiro está comemorando os seus 40 anos dedicados a dança afro contemporânea. Regina construiu uma carreira ímpar dentro da dança mundial, passou por quatro continentes como: Américas do Sul e do Norte, Europa, África e Ásia. Mas ela está mais concentrada na Suíça, Brasil, França, USA e Camarões. Para comemorar esses 40 anos, ela está registrando tudo num documentário que   visa registrar a carreira da bailarina, coreógrafa, professora, cantora e autora afro-brasileira. Que continua ainda ativa profissionalmente. Regina Ribeira é multicultural das diversas expressões ancestrais da dança africana mundial. Este documentário ficará como um legado, e ao mesmo tempo como uma fonte de pesquisa dentro da dança afro contemporânea mundial. Os 40 anos de carreira e história da artista geraram um enorme acervo que se encontra na Suíça, onde Regina Ribeiro reside. Este material está sendo catalogado e decupado para que seja inserido no contexto do roteiro que será desenvolvido. Um trabalho único dentro do mercado da dança internacional. Outro complemento deste documentário é a idealização de uma performance apresentando duas criações coreográficas do repertório autoral de Regina Ribeiro que serão inseridas no filme, e apresentadas ao vivo durante os eventos de lançamento. Conhecendo mais a biografia da Regina Ribeiro, ela nasceu em São Paulo é bailarina, coreógrafa, professora, vocalista, autora e produtora.

Ela também poliglota, com formação profissional e vivência artística no Brasil, Estados Unidos, França, Itália, Alemanha, Áustria, Finlândia, Suécia, Noruega, Suíça, Japão, Costa do Marfim, Gana e Camarões. Antes de entrar no universo da dança, ela trabalhou no mercado da publicidade, ela estudou propaganda e marketing trabalhou na área por 4 anos na Editora Abril, na agência MPM Casablanca em São Paulo. Em 1981, ela foi convidada para representar o Brasil no “Lowell Summer Festival”, Ma, Estados Unidos. Neste primeiro período fora do Brasil, a artista descobriu uma forte inspiração e motivação para se aprofundar na pesquisa de sua própria arte, assim como no conhecimento da arte de outros povos e culturas. No ano de 1982, viajou para a Europa (França, Itália e Suíça), onde realizou diversas apresentações e ministrou cursos e workshops. No mesmo ano foi convidada a dar aulas no Institut Git le Coeur, em Paris, onde residiu durante um ano. A Relação da artista com a África, que já era forte no Brasil, passou a ser mais profunda em 1982 com o início de sua pesquisa sobre “História dos Povos e Nações Negras”, em Paris, com a obra do historiador senegalês Cheikh Anta Diop.

Em 1983, fixou residência na Suíça, onde lecionou durante 12 anos no Instituto de Esportes da Universidade de Berna. Impulsionada pela forte inspiração e motivação da contínua pesquisa de sua arte, Regina Ribeiro esteve na África pela primeira vez em 1987, como artista convidada, para um estudo de Danças Tradicionais da África Ocidental, na Costa do Marfim. A consagrada escola de dança Alvin Ailey, em Nova lorque, também fez parte dos itinerários percorridos nas viagens para formação contínua da artista na técnica de Katherine Dunham. Entre os artistas, projetos e organizações com os quais Regina Ribeiro colaborou encontram-se: ImpulsTanz – Vienna International Dance Festival, Susanne Daeppen Modern Dance Project, Earth Crossing World Music Festival Japão, Jorge Watutzi, Paco Yê, Othella Dallas, Talib Kibway, Letieres Leite, Zé Eduardo Nazário, Maria José Tavares, Plinio Rigon, Billy Summers, Jon Otis, Teddy Bárlocher, Noel Ekwabi, Glaucus Linx, Expo 02, Jazz Parade Festival Friburgo, Schlachthaus Theater Berna, Afro Pfingster Festival Winterthur, na Suíça, Festival d’Avignon, Café Concert New Morning, TV 5 em Paris, Sesc Consolação, Centro Cultural São Paulo etc. Em 2012, Regina Ribeiro foi convidada pela ONG ARK Jammers para conhecer Camarões, seu país de origem.

Regina Ribeiro no Studio gravando

CD de Regina Ribeiro

Na ocasião participou do projeto African Ancestry Recconecction no evento Healing Concert no Palais des Congrês em Yaoundé. Em 2016 e 2017 gravou em Paris como artista convidada do projeto Ngum’a Besua com Masao Masu. Entre 2018 – 2020, dirigiu inúmeros Workshops e Masterclasses de dança no Brasil e na Suíça. Desde 2021, Regina Ribeiro está gravando para o filme documentário sobre seus 40 anos de carreira pedagógica na Dança Afro Contemporânea, projeto produzido pelo Instituto Portal Afro de São Paulo.

Conheça mais: www.reginaribeirooficial.com

INF: Assista o Clipe oficial de Regina Ribeiro no nosso Canal do YOUTUBE Magazine Le Afrique Style Brazil.

Link: https://www.youtube.com/watch?v=fgRSXiII5jk

Agradecimentos em especial ao Portal Afro.

www.portalafro.com.br/

#africa #áfrica #afrique #african #africanews #afriquenews #magazineleafriquestylebrazil #dança #danca #dançaafro #ancestralidade #music #musica #músicaafricana #salvador #bahia #juizdefora #suiça #alemanha #saopaulo #riodejaneiro #corpo #movimentonocorpo #africanos #africabrasil #mulherafricana #vozesnegras #potencianegra #pretas #somafro #portalafro #reginaribeiro #documentarioancestral #africanidade #resistencia #resignificandoaafrica