SARAH NGUIMBI Uma Estrela da Moda no Congo

Fotografia Sarah Nguimbi

Sarah Nguimbi é a estrela da capa desta edição especial de aniversário de 1 ano da Magazine.

SARAH NGUIMBI

Uma Estrela da Moda no Congo

Redação Le Afrique Brazil

Existem muitas constelações de estrelas no Continente africano. E uma dessas estrelas se chama Sarah Nguimbi uma estrela de primeira grandeza no mundo fashion. A sua beleza é rara, com traços fortes, e ao mesmo tempo delicado. A suavidade vinda de seus olhos refletem mais que uma simples mulher. Sarah Nguimbi é uma estrela em ascensão no mundo da moda na África. Com uma elegância de berço, andar leve, ela traz consigo um requinte clássico emoldurado junto com a sua beleza natural. Ela é a estrela que se destaca nesta constelação de estrelas que existem no Congo. Sarah é uma mulher forte, sonhadora, que por muitas vezes abriu mão de seus sonhos por um amor incondicional à sua mãe. O que se reflete hoje em suas atitudes mais nobres, ou seja, uma definição de mulher e profissional que traçou um caminho digno de inspiração para milhares de mulheres africanas. As passarelas e os editoriais de moda são apenas o palco para esta grande estrela brilhar. E esta estrela chama- se Sarah Nguimbi.

Fotografia Sarah Nguimbi

Uma História Inspiradora

Esta entrevista com Sarah Nguimbi era necessário ouvir mais do que falar, ou simplesmente fazer perguntas sobre a moda no Congo.  Mas para mim a história de vida dela era mais importante do que saber em detalhes como funciona a indústria de moda no Congo. O momento era dela, ela é um símbolo de resistência onde os sonhos por alguns anos ficaram parados, para realizar outras opções que fossem lhe dar segurança profissional. Aliás tudo na vida de Sarah era para não dar certo, devido uma pequena falha ou deficiência que para ela é superado todos os dias. Eu acredito que esta deficiência é mínima diante de todos os sonhos que Sarah carrega em mente e alimenta com muito amor na alma. Tentar buscar a palavra certa para definir esta história e parar e observar através de um novo olhar tudo o que ela tem para dizer e mostrar sobre ela mesma. Sarah é uma mulher incrível, bonita, alegre, com muito humor e gratidão por ter o seu trabalho sendo reconhecido fora da África.

Fotografia Sarah Nguimbi

Quem é Sarah Nguimbi?  Eu me chamo Nguimbi Sarah Préfina resido em Pointe-Noire no Congo.

Sarah quando e como o universo da moda começou a fazer parte da sua vida?

Antes de tudo eu queria ser uma rainha da beleza, uma miss (é meu sonho de infância) mas minha mãe não deixava, ela era muito rígida. Para ela, a prioridade era antes de tudo os meus estudos de modo que durante minha carreira acadêmica tive muitos pedidos de pessoas que me pediam para participar de concursos de beleza ou para ser modelo, mas infelizmente não pude porque minha mãe proibiu. E eu e quando tirei minha carteira com 20 anos em 2016 tem minha tia materna que me pediu para participar de um concurso de beleza Miss Congo e esse é o último ano que ele teve essa eleição até hoje (não tem mais Miss Congo eleição no nosso país) então quando minha tia me ofereceu isso eu ainda não estava pronta e um mês e meio depois ela tinha morrido. A morte dela me marcou muito, tive uma depressão que durou muito tempo…

Um momento de silêncio onde Sarah paralisa e olha para o tempo. A sua respiração fica mais acelerada e o olhar triste já nos revela o quanto é difícil lembrar este momento na sua vida.

Às vezes vivemos ou passamos por momentos decisivos na vida. E olhar esta menina mulher, é de fato perceber que nada foi fácil e nunca será para ninguém. Quando estamos principalmente diante de várias escolhas que não, nos permite realizar os nossos sonhos. Mas voltando a conversa com Sarah, eu busco saber em detalhes as fases mais marcantes de sua vida.

Fotografia Sarah Nguimbi

Me fale sobre a decisão de voltar ao mercado da moda?

Foi em 2018 que comecei com meu primeiro concurso de beleza mas não deu certo e um mês depois me ofereceram para ser modelo porque eu tinha perfil para ser modelo então foi em fevereiro de 2018 que comecei minha carreira de modelo. Estava tão motivada, determinada dei tudo de mim Tive a sorte de ter um fotógrafo e por isso usei as redes sociais para me avisar que estava a correr muito bem Tive a sorte de me dar a conhecer nas redes sociais e uma coisa que quero dizer-vos que nunca tinha aprendido a rolar é algo que me vem desde muito novo tinha 11 ou 12 anos mas não sabia disso foram todas as outras pessoas que me indicaram, foi de tão cedo que fui apelidada de miss.

Continue e, aí deu certo a sua retomada ao mercado?

Minha carreira durou apenas 8 meses porque não me preparei psicologicamente Tive que enfrentar muitas provocações Lembro que sou surdo grave com grande perda de audição … tentei aguentar por meses e acabei desistindo fui marginalizada fazia castings mas sempre fui rejeitada, o que pôs fim a minha carreira é a humilhação e zombaria da minha deficiência…

Fotografia Sarah Nguimbi

E diante de tanta humilhação, eu percebo que isso não impediu a Sarah de continuar sonhando e lutando com todas as forças para seguir a carreira mesmo com uma deficiência grave que para muitos é uma grande barreira para vivenciar a carreira de modelo.

Sarah me fale um pouco sobre o mercado da moda no Congo?

Para ser verdadeira, a moda no Congo Brazzaville não tem a mesma influência que a da Costa do Marfim do Senegal ou mesmo de Angola ainda estamos em baixo nível, mas exceto que não está em no mesmo nível de 2018 as coisas mudaram um pouco.

Matéria internacional sobre Sarah Nguimbi

Me explique melhor o seu ponto de vista sobre a moda no Congo?

 A moda no Congo não está mais no mesmo nível de 2018, mas acredito que evoluiu. Estando lá foi só em junho de 2022 que retomei minha carreira graças a minha coach Madame Rose Marie temos uma das estilistas que é conhecida internacionalmente…

Fotografia Sarah Nguimbi

Você me contou que almeja estar inserida no mercado da moda em outro país, qual seria?

Eu, pessoalmente, queria fazer carreira na Nigéria em relação à minha tez e à minha passarela, mas não sabia como fazê-lo, pois realmente não conhecia o ambiente, por isso no início da minha carreira me entreguei totalmente em esperanças de ser avistada por um batedor.

De fato Sarah Nguimbi é uma mulher que tem construído uma carreira sublime. Seus sonhos aos poucos estão se tornando realidade, a cada passo dado por ela nas passarelas da moda internacional. O mercado da moda africana atualmente está em ascensão, onde todos dentro desta cadeia estão em evidência em várias partes do mundo. Principalmente em relação aos modelos africanos que estão ganhando cada vez mais, espaço na moda internacional. A sua história é real dentro de todas as possibilidades e oportunidades que Sarah Nguimbi está administrando com muita responsabilidade e gratidão. Sarah Nguimbi representa a mulher africana, a moda, e o mercado da moda do Congo no mundo.

Campanha da Edição Especial de Aniversário de 1 Ano da Magazine Le Afrique Style Brazil.

#africa #áfrica #african #africafashion #africanfashion #congo #congonews #africannews #africanews #nigerian #nigerianfashion #nigeriannews #bethmodels #sarahnguimbi #magazineleafriquestylebrazil#modainternacional #modaafricana #africanos #parisfashionweek #parisfashion #parisnews #londres #londresfashion #londresfashionweek #canada #canadanews #senegal #senegalfashion #senegalnews #afrique #fashionstyle #newyorkfashionweek #newyorkfashion #newyorknews #elite #megamodels #elitemodels