GIDEON RAJI A Voz Global da Moda Internacional.

Gideon Raji
Estrela da capa desta edição especial Gideon Raji.

GIDEON RAJI

A Voz Global da Moda Internacional

Por Eliana Oliveira

Editora Chefe

Se a moda pudesse falar, com certeza a sua voz seria a de Gideon Raji. Ele é o executivo mais influente na moda do Continente africano. Um porta voz da moda criativa da África. Que entende melhor que qualquer profissional a alma de uma grande marca. Raji ganhou notoriedade com as marcas de luxo global devido a sua capacidade de criar, inovar, e trazer, uma identidade mais íntima da marca, com o seu consumidor. Gideon Raji é CEO, da Global Ovations que é uma agência de marketing experiencial e relações públicas altamente completa. Eu diria que as empresas que passam pelas mãos de Gideon Raji renascem no mercado internacional ganhando visibilidade global. A moda no Continente africano vem ganhando visibilidade mundial, e nas mãos de Gideon Raji surgem as grandes oportunidades de parcerias e negócios internacionais. A moda criativa que é criada pelos designers africanos contam a sua história com modernidade, futurismo e muita inovação. São essas formas de trabalhar um novo conceito que vem conquistando cada vez mais a indústria da moda global. Este é o foco de Gideon Raji, que administra a Mercedes Benz Fashion Week em Ruanda, que é a Mercedes Benz Fashion Week, Kigali e a Global Fashion Week que é a mãe de todas as nossas semanas de moda.

Com escritórios em Rwanda, África do Sul e na Nigéria, Raji também tem grande atuação no mercado dos Emirados Árabes Unidos (EAU) em que sua empresa é parceira da IFW em Dubai. Para ele o crescimento econômico vem de grandes parcerias. A moda tem o seu lugar de destaque na Global Ovations e Gideon Raji é quem dar voz a este mundo fashion.

Para mim foi um enorme prazer e grande honra poder conversar com Gideon Raji sobre a moda que está sendo a grande aposta da economia do Continente africano que com certeza, também estará presente no cenário da economia global. Foi uma grande descoberta conhecer mais profundamente a visão deste grande profissional que atualmente vem sendo reconhecido internacionalmente como a voz da moda global. Eliana Oliveira

EO – Quem é Gideon Raj?

RAJ – Sou um profissional criativo, enérgico e jovem, apaixonado por causar impacto.

EO – Onde você nasceu?

RAJ- Nasci em Gana.

EO – Quem é Gideon Raj no mundo dos negócios internacionais?

RAJ- Sou popularmente conhecido no espaço da moda como um agente de mudança capaz de conectar designers e modelos a compradores em um cenário internacional.

EO – Estamos em plena semana de moda em alguns países do continente africano. Qual é a sua opinião sobre o mercado da indústria da moda em África?

RAJ- A África é muito rica em estilo e diversidade, sem dúvida sua moda está brotando e tem um grande mercado. Somos autênticos com nossas criações e nos inspiramos em tudo ao nosso redor, uma indústria em rápido crescimento que está melhorando com o tempo.

EO – Existem muitas diferenças com a moda criada na Europa, com a criada na África? E quais são essas diferenças?

RAJ – Claro que existem. Na Europa, suas inspirações de moda são principalmente baseadas no clima e nas condições climáticas; não podemos usar roupas de inverno na África porque não experimentamos o inverno. Aqui em Gana, estamos focados em usar nossos tecidos estampados e o mais popular, Kente para nossas roupas.

EO – Na sua opinião, quais são os aspectos positivos da moda no continente africano em geral? E os pontos negativos que poderiam ser alterados ou revisados. Para entrar no circuito global da moda de uma vez por todas?

RAJ – A moda africana está em alta. Os designers africanos estão sendo autênticos e criativos; eles conectam os pontos para criar designs requisite. Eles usam inspirações sobre a natureza e acontecimentos para criar e também conectar culturas para desenhar roupas.

Novamente, ao contrário de Ruanda, roupas de segunda mão foram proibidas e, por sua vez, os designers têm a oportunidade de ganhar dinheiro e aumentar a renda para si mesmos.

Por outro lado, as roupas de segunda mão representam uma ameaça para os designers e as mudanças climáticas, porque são mercadorias que são deixadas e despejadas nos portos da África, o que limita o crescimento da indústria.

Se o governo e as partes interessadas fizerem parceria com designers para produzir em larga escala, também para implementar uma política de roupas de segunda mão, isso fará muito bem. Isso, por sua vez, ajudará as indústrias da moda em toda a África a passar da proeminência local para a relevância global.

EO – Com a pandemia, criou-se um impacto muito grande na economia de mercado da indústria global da moda. Sabe-se que as principais casas de moda europeias perderam US$ 54 bilhões em valor de mercado. E na indústria da moda na África, o que está sendo feito nesse sentido de mudanças para contornar essa crise?

RAJ- Covid-19 nos ensinou muito, tanto positivo quanto negativo. Agora, a maioria dos designers mudou sua presença de lojas físicas para online, fazendo com que os negócios de comércio eletrônico disparassem. Além disso, em algumas partes da África, houve o fornecimento de fundos para algumas PMEs para permitir que os designers se recuperassem dos negócios.

EO – Você é um dos homens mais influentes do continente africano. Que fundou uma das empresas mais respeitadas do mercado internacional. Responsável por traduzir o objetivo da marca dando relevância global. Como é estar à frente da Global Ovations no mercado internacional?

RAJ – É com muita honra e humildade ser o líder da equipe do Global Ovations, para estar na posição que estou, exige muita experiência de gestão.

EO – Global Ovations é uma agência de marketing experiencial e relações públicas altamente completa. Fale-me um pouco mais sobre a agência?

RAJ – Global Ovations é uma agência one-stop de Relações Públicas e marketing experiencial altamente vocacionada para a prestação de serviços que agreguem valor às marcas, incluindo Produção de Eventos, Execução de Campanhas TL, Consultoria, Publicidade, Logística de Eventos, Marketing e Produção Audiovisual. Desde a conceituação do evento, passando pela liderança e gestão de recursos humanos, marketing e controle de orçamento, somos capazes de transformar com sucesso as marcas e eventos que tocamos.

EO – Sua empresa possui atualmente uma forte base de clientes na economia global. Empresas que atuam em vários países, ou seja, em todo o mundo. Como é o seu relacionamento com esses clientes de grandes marcas internacionais?

RAJ – Como parte de nossos objetivos de marca, traduzimos metas planejadas em excelente execução e o relacionamento com nossos clientes globais é muito caloroso e é humilhante trabalhar com suas marcas. Estamos sempre empenhados em satisfazer essas marcas e também traduzir seus objetivos em uma excelente execução.

EO – Seu relacionamento com a Mercedes-Benz vai além, você criou e fundou a Mercedes-Benz Accra Fashion Week. Como foi a criação e o processo desse mega evento de moda?

RAJ- The Mercedes-Benz Fashion Week, Accra que eu fundei em 2014, que foi viabilizada pela Silver Star Auto Limited, nossa empresa de franquia. Realizamos o evento em Ghana por cinco anos, o que trouxe mais de oitocentos designers a Accra de diferentes partes do mundo para celebrar a semana de moda conosco.

Atualmente, administramos a Mercedes-Benz Fashion Week em Ruanda, que é a Mercedes-Benz Fashion Week, Kigali com nossa empresa irmã – FCC Productions em Kigali para produzir e executar o show de acordo.

EO – A Mercedes-Benz Fashion Week também está presente em outros países da África. Qual é a sua visão sobre a indústria da moda desses lugares onde você produz a semana de moda da Mercedes-Benz?

Raj – Não produzo para toda a África; Eu só faço para Accra e Kigali. Eu sei de um realizado na África do Sul que costumava ser organizado pelo Dr. Precious. Atualmente, é a Africa Fashion International.

Novamente, em Ghana, costumava ser a Mercedes-Benz Fashion Week, Accra, atualmente é a Global Fashion Week, enquanto a de Kigali ainda se mantém Mercedes-Benz Fashion Week, Kigali.

EO – Você pretende levar a semana de moda da Mercedes-Benz para outros países? Você pode me dizer; quais países?

RAJ- Eu adoraria criar desfiles de moda pelo mundo porque acredito e defendo o luxo. Eu adoraria ir ao Brasil e produzir a Mercedes-Benz Fashion Week, Brasil definitivamente.

EO- Sua empresa é uma potência de criatividade e atuação de um marketing vivo e atuante no mercado internacional. Já pensou em abrir escritórios em outros países? Você tem algum em mente, estudando a possibilidade e em que país seria?

RAJ – O sonho de toda empresa é expandir e se desenvolver. Como líder de equipe da Global Ovations, somos muito apaixonados e definitivamente vamos expandir nosso território globalmente. Estamos interessados em trabalhar com pessoas e criativos que tenham mentalidade criativa e que também tenham interesse em estudar os mercados em diferentes partes do mundo. Adoraríamos estar nos EUA, embora tenhamos representantes em algumas partes dos Estados e definitivamente no Brasil, porque adoro toda a sensação de como a cultura é ricamente projetada. Atualmente, estamos em Ruanda, África do Sul e Nigéria.

EO – Você é um empreendedor cobiçado no mercado internacional por grandes marcas globais. Sua empresa é premiada com reconhecimento internacional. Qual é o diferencial da Global Ovations, ou seja, o segredo do sucesso?

RAJ – Aqui na Global Ovations, somos muito apaixonados pelas coisas de Deus; colocamos Deus em primeiro lugar em todas as nossas relações, oração, determinação e excelência. Trabalhamos em família na tentativa de projetar valores de marca para nossos clientes e executar tudo o que tocamos com excelência, levando à perfeição.

EO – Conte-me sobre a Global Fashion Week (GFW) onde você é Fundador e Produtor Executivo?

RAJ – Global Fashion Week é a mãe de todas as nossas semanas de moda. Percebemos que o mundo estava interessado em algo que deveria ser para uma cidade, por isso, surgiu a ideia de uma semana de moda global onde teremos designers, modelos e marcas globais centradas em uma passarela projetando a moda africana história. É uma grande oportunidade para mim também, ou seja, dando a jovens designers, criativos, modelos, maquiadores e profissionais da indústria da moda a oportunidade de brilhar e se destacar em todos os campos de seus empreendimentos.

EO – Eu sei que já falamos sobre esse tema da existência da indústria da moda na África. Durante este período de crise global devido à pandemia. Quais ações você tem realizado para destacar esse setor no mercado internacional da indústria?

RAJ- No mercado da indústria internacional, demos aos designers vagas gratuitas para mostrar seus talentos, ao contrário de antes, onde cobramos designers. Atualmente estamos em um período de incerteza onde os preços de bens e serviços estão subindo, por isso, demos aos designers a plataforma gratuita para mostrar seus artesanatos para que eles possam construir sua base de clientes.

Em outros setores em que operamos, nossa iniciativa de empoderamento das mulheres – Women’s Choice Awards Africa, distribuiu absorventes higiênicos gratuitos para meninas, apoia bairros femininos em Accra, apenas para citar alguns.

EO – Você realizou a Mercedes-Benz Fashion Week em Kigali. Existem muitas diferenças com a moda criada em Ghana? Que?

RAJ – Sim, existem. A Mercedes-Benz Fashion Week, Kigali teve a sua segunda edição este ano e estamos sempre interessados em recrutar designers da África Oriental para projectarem os seus artesanatos, embora ainda procuremos designers globais.

EO – Você é um empreendedor ativo na indústria da moda no continente africano. Que dificuldades os estilistas enfrentam para lançar suas coleções?

RAJ – O financiamento tem sido um grande problema ao longo dos anos, recebendo doações e empréstimos porque a maioria deles são jovens e iniciantes na indústria da moda, portanto, limitam sua criatividade e a capacidade de produzir suas coleções dos sonhos.

EO – O mercado da indústria da moda na Europa está muito fechado? Como olham e recebem a moda criada na África?

RAJ – Eles correm para comprar coisas africanas, como nossos tecidos e estampas, porque são autênticos e únicos, embora existam falsificações no mercado.

EO – Você é o Fundador e Produtor Executivo da RVK – África do Sul. Conte-me mais sobre este trabalho?

RAJ – RVK Fashion Week foi executado de 2012 a 2016, o que foi divertido porque estávamos trabalhando com a comunidade sul-africana na projeção de moda. Nós não o administramos mais, em vez disso, produzimos a The Global Fashion Week e a Mercedes-Benz Fashion Week, Kigali.

EO – Como funciona a indústria da moda na África do Sul?

RAJ – É muito solidário, devo dizer, do governo e do Conselho de Moda. É um dos poucos países da África que direi que tem participação do governo e pressiona todos os designers da melhor maneira possível.

EO – Quando falamos de moda, esquecemos de destacar toda uma cadeia produtiva, principalmente artesanal. Como você vê a moda vinda da produção artesanal?

RAJ – Como eu disse anteriormente, um dos nossos objetivos é conectar os pontos na indústria da moda, ou seja, envolver fotógrafos, maquiadores, estilistas, backstages, produtores, só para citar alguns, que fazem com que nossas produções se destaquem e faça funcionar.

EO – Qual marca de roupa africana para você já está aparecendo profissionalmente no mercado internacional?

RAJ – Não posso apontar um porque todo designer no mercado internacional está indo muito bem.

EO – Qual estilista você acha que é a grande promessa da moda africana no mercado internacional?

RAJ – Honestamente, todos estão indo bem em seu espaço e eu os aplaudo por isso.

EO – Sabemos que Lagos na Nigéria tem uma das semanas de moda mais prestigiadas de África. O que você destaca dentro da moda criada na Nigéria?

RAJ – A Nigéria tem os números, sistemas de apoio e financiamento, especialmente da maioria dos bancos na Nigéria, ao contrário de outras partes da África Ocidental, que é muito difícil de obter patrocínio. Independentemente disso, eles estão indo muito bem porque todos fazem parte da história da moda africana sob os holofotes globais.

EO – Raji sua empresa é parceira da IFW em Dubai RVK-SA e FCC Produções Ruanda. Como você equilibra seu horário de trabalho?

RAJ – Crescimento significa parcerias. É por isso que nos associamos a todas essas marcas para termos visibilidade. Não nos importamos em fazer parceria com qualquer organização que deseje fazer parceria conosco para poder executar grandes projetos, ficaremos mais do que felizes.

EO – A designer de moda Mary Martin London é uma profissional que realmente imprime sua identidade em cada processo criativo. O que mais lhe atrai nas criações dela?

RAJ- Mary Martin London sempre se destaca em seus designs e coleções. Eu a chamo de Criadora porque ela realmente cria do zero, suas roupas sempre chamam a atenção e são autênticas. Eu amo tudo nela, especialmente sua música e organização para a semana de moda.

EO – Raji, vamos falar agora do Brasil. Que expectativas você tem sobre a indústria da moda brasileira?

RAJ – Amo a projeção do Brasil, amo a projeção da cultura e desejo vivenciar a cultura, as pessoas e fazer parceria com quem quiser participar do projeto moda africana no Brasil.

EO – Você sabe que a África é um tema muito estudado e basicamente faz parte da cultura afro-brasileira. Os estilistas buscam muitas inspirações no continente africano. Você conhece algum estilista brasileiro?

RAJ – Sim, tenho. Os meus favoritos são Alexandre Herchcovitch, Barbara Casasola e Pedro Lourenço, estes dois têm os seus desenhos que me impressionam. Existem outros designers que eu conheço, mas não posso mencionar seus nomes de cabeça.

EO – Você como um grande empresário da moda internacional. Para onde no Brasil você gostaria de levar seu projeto da semana de moda Mercedes-Benz fashion Week?

RAJ- Haha, para isso eu adoraria fazer um tour pelo Brasil e ter uma experiência que valesse a pena e me familiarizar com as cidades porque ainda não estive lá.  

EO – Raji para você, a existência de uma revista totalmente voltada para a África no Brasil é importante. Que pontos positivos você nos diria?

RAJ – Eu diria que você deve continuar projetando os valores africanos e a cultura brasileira, assim você estará ajudando a divulgar as histórias positivas sobre a África ao invés das negativas que algumas pessoas assumiram sobre a África.

EO – Se você pudesse definir Gideon Raji em duas palavras. Como você se define?

RAJ – Sou criativo e aventureiro.

EO – Raji foi uma grande honra para mim fazer esta entrevista com você. Admiro muito seu trabalho, suas ideias de inovação na área de marketing. É também o grande homem que você é, com uma história de vida inspiradora. Com uma trajetória de sucesso e muito reconhecimento no mercado internacional global. Para mim você é um profissional visionário que leva a África para o mundo. Muito obrigado por me apresentar a este mundo que você criou Global Ovations Ltd. Eu, Eliana Oliveira, em nome de toda a equipe de redação, obrigado pela oportunidade de fazer esta entrevista com você e também minha querida amiga Mary Martin London por nos apresentar. Obrigado. Raji eu gostaria que você deixasse um recado para os leitores da nossa revista, principalmente do Brasil. O espaço é todo seu para fazer seus comentários e agradecimentos.

Mensagem de Gideon Raj –  Para mim foi um enorme prazer em lhe conhecer e ao mesmo tempo conhecer um pouco a moda brasileira. Parabenizo também pela grande iniciativa de ter no mercado editorial uma revista que é uma porta voz dos africanos no Brasil. Muito obrigado, em breve iremos nos ver no Brasil. E obrigado, povo brasileiro por acolher a nossa África. 

#africafashion #ghanafashion #kigalifashion #mercedes-benzfashionweekkigali #fashion #modanaafrica #africanos #africa #ghananews #kigalinews #gideonraji #elianaoliveiraoficial #magazineleafriquestylebrazil #dubai #nigeria #rwanda #africadosul #mercedes-benz

AFRIQUE BUSINESS
GIDEON RAJI
The Global Voice of International Fashion

By Eliana Oliveira
Editor in Chief

If fashion could speak, its voice would surely be that of Gideon Raji. He is the most influential fashion executive on the African continent. A spokesperson for creative African fashion. Who understands better than any professional the soul of a great brand. Raji has gained notoriety with global luxury brands due to his ability to create, innovate, and bring a more intimate brand identity to its consumer. Gideon Raji is CEO of Global Ovations which is a highly complete experiential marketing and public relations agency. I would say that companies that pass through the hands of Gideon Raji are reborn in the international market, gaining global visibility. Fashion on the African continent has been gaining worldwide visibility, and in the hands of Gideon Raji, great opportunities for partnerships and international business arise. The creative fashion that is created by African designers tell their story with modernity, futurism and a lot of innovation. These are ways of working a new concept that is increasingly conquering the global fashion industry. This is the focus of Gideon Raji who runs Mercedes Benz Fashion Week in Rwanda, which is Mercedes Benz Fashion Week, Kigali and Global Fashion Week which is the mother of all our fashion weeks. With offices in Rwanda, South Africa and Nigeria, Raji is also active in the United Arab Emirates (UAE) market where his company is a partner of IFW in Dubai. For him, economic growth comes from great partnerships. Fashion has its pride of place at Global Ovations and Gideon Raji is the one who gives voice to this fashion world.

It was a great pleasure and honor for me to be able to talk to Gideon Raji about fashion, which is the big bet of the African continent’s economy, which will certainly also be present in the global economy scenario. It was a great discovery to get to know more deeply the vision of this great professional who is currently being internationally recognized as the voice of global fashion. Eliana Oliveira

EO – Who is Gideon Raj?
RAJ – I am a creative, energetic and young professional, passionate about making an impact.

EO – Where were you born?
RAJ- I was born in Ghana.

EO – Who is Gideon Raj in the world of international business?
RAJ- I am popularly known in the fashion space as an agent of change able to connect designers and models with buyers on an international stage.

EO – We are in the midst of fashion week in some countries on the African continent. What is your opinion about the fashion industry market in Africa?
RAJ- Africa is very rich in style and diversity, without a doubt its fashion is sprouting and it has a large market. We are authentic with our creations and we are inspired by everything around us, a fast-growing industry that is getting better with time.

EO – Are there many differences with the fashion created in Europe, with the one created in Africa? And what are these differences?
RAJ – Of course there are. In Europe, her fashion inspirations are mostly based on climate and weather conditions; we can’t wear winter clothes in Africa because we haven’t experienced winter. Here in Ghana, we are focused on using our patterned fabrics and the most popular, Kente for our clothing.

EO – In your opinion, what are the positive aspects of fashion on the African continent in general? And the negative points that could be changed or revised. To enter the global fashion circuit once and for all?
RAJ – African fashion is on the rise. African designers are being authentic and creative; they connect the dots to create requisite designs. They use inspirations from nature and events to create and also connect cultures to design clothes.
Again, unlike in Rwanda, second-hand clothes were banned and in turn, designers are given the opportunity to earn money and increase income for themselves.
Second-hand clothes, on the other hand, pose a threat to designers and climate change, because they are goods that are left and dumped in African ports, which limits the growth of the industry.
If the government and stakeholders partner with designers to produce on a large scale, also to implement a second-hand clothing policy, it will do very well. This, in turn, will help fashion industries across Africa move from local prominence to global relevance.

EO – With the pandemic, a very big impact was created on the market economy of the global fashion industry. Top European fashion houses are known to have lost $54 billion in market value. And in the fashion industry in Africa, what is being done in this sense of changes to overcome this crisis?
RAJ- Covid-19 has taught us a lot, both positive and negative. Now, most designers have shifted their presence from physical stores to online, causing e-commerce business to skyrocket. In addition, in some parts of Africa, funds have been provided to some SMEs to allow designers to recover from business.

EO – You are one of the most influential men on the African continent. Who founded one of the most respected companies in the international market. Responsible for translating the brand’s objective giving global relevance. How is it to be ahead of Global Ovations in the international market?
RAJ – It is with great honor and humility to be the leader of the Global Ovations team, to be in the position I am in requires a lot of management experience.

EO – Global Ovations is a highly complete experiential marketing and public relations agency. Tell me a little more about the agency?
RAJ – Global Ovations is a one-stop Public Relations and experiential marketing agency highly dedicated to providing services that add value to brands, including Event Production, TL Campaign Execution, Consulting, Advertising, Event Logistics, Marketing and Production Audio-visual. From event conceptualization, through leadership and human resources management, marketing and budget control, we are able to successfully transform the brands and events we play.

EO – Your company currently has a strong customer base in the global economy. Companies that operate in several countries, that is, all over the world. How is your relationship with these clients of major international brands?
RAJ – As part of our branding goals, we translate planned goals into excellent execution and the relationship with our global customers is very warm and humbling to work with their brands. We are always committed to satisfying these brands and also translating their goals into excellent execution.

EO – Your relationship with Mercedes- Benz goes further, you created and founded the Mercedes-Benz Accra Fashion Week. How was the creation and process of this mega fashion event?
RAJ- The Mercedes-Benz Fashion Week, Accra which I founded in 2014, which was made possible by Silver Star Auto Limited, our franchise company. We held the event in Ghana for five years, which brought over eight hundred designers to Accra from different parts of the world to celebrate fashion week with us.
We currently run Mercedes-Benz Fashion Week in Rwanda which is Mercedes-Benz Fashion Week, Kigali with our sister company – FCC Productions in Kigali to produce and run the show accordingly.

EO – Mercedes-Benz Fashion Week is also present in other African countries. What is your view on the fashion industry of these places where you produce Mercedes-Benz Fashion Week?
Raj – I don’t produce for all of Africa; I only do for Accra and Kigali. I know of one held in South Africa that used to be organized by Dr. Precious. Currently, it is Africa Fashion International.
Again, in Ghana it used to be Mercedes-Benz Fashion Week, Accra, currently it’s Global Fashion Week, while the one in Kigali still holds up – Mercedes Benz Fashion Week, Kigali.

EO – Do you intend to take the Mercedes-Benz fashion week to other countries? You can tell me; which countries?
RAJ- I would love to create fashion shows around the world because I believe in and defend luxury. I would love to come to Brazil and produce Mercedes Benz Fashion Week, Brazil definitely.

EO- Your company is a powerhouse of creativity and performance of a lively and active marketing in the international market. Have you ever thought about opening offices in other countries? Do you have any in mind, studying the possibility and in what country would it be?
RAJ – The dream of every company is to expand and develop. As a team leader at Global Ovations, we are very passionate and will definitely expand our territory globally. We are interested in working with creative people and creatives who are also interested in studying markets in different parts of the world. We would love to be in the US, although we have representatives in some parts of the States and definitely in Brazil, because I love the whole feeling of how richly designed the culture is. We are currently in Rwanda, South Africa and Nigeria.

EO – You are an entrepreneur coveted in the international market by major global brands. Your company is awarded with international recognition. What is the differential of Global Ovations, that is, the secret of success?
RAJ – Here at Global Ovations, we are very passionate about the things of God; we put God first in all our relationships, prayer, determination and excellence. We work as a family in an attempt to project brand values ​​to our clients and execute everything we touch with excellence, leading to perfection.

EO – Tell me about Global Fashion Week (GFW) where you are Founder and Executive Producer?
RAJ – Global Fashion Week is the mother of all our fashion weeks. We realized that the world was interested in something that should be for a city, so the idea of ​​a global fashion week came up where we will have global designers, models and brands centered on a catwalk projecting African fashion history. It’s a huge opportunity for me too, namely giving young designers, creatives, models, makeup artists and professionals in the fashion industry the opportunity to shine and excel in every field of their endeavors.

EO – I know we’ve already talked about this topic of the existence of the fashion industry in Africa. During this period of global crisis due to the pandemic. What actions have you taken to highlight this sector in the international industry market?
RAJ- In the international industry market, we gave designers free spots to showcase their talents, unlike before where we charged designers. We are currently in a period of uncertainty where the prices of goods and services are soaring, so we have given designers the free platform to showcase their crafts so they can build their customer base.
In other sectors in which we operate, our women’s empowerment initiative – Women’s Choice Awards Africa, has distributed free sanitary pads to girls, supports women’s neighborhoods in Accra, just to name a few.

EO – You held the Mercedes-Benz Fashion Week in Kigali. Are there many differences with fashion created in Ghana? What?
RAJ – Yes, there are. Mercedes-Benz Fashion Week, Kigali had its second edition this year and we are always interested in recruiting East African designers to design their handicrafts, although we are still looking for global designers.

EO – You are an active entrepreneur in the fashion industry on the African continent. What difficulties do designers face in launching their collections?
RAJ – Financing has been a big issue over the years, receiving grants and loans because most of them are young and newbies in the fashion industry, therefore, they limit their creativity and ability to produce their dream collections.

EO – Is the fashion industry market in Europe very closed? How do they look at and receive fashion created in Africa?
RAJ – They rush to buy African things, like our fabrics and prints, because they are authentic and unique, even though there are fakes on the market.

EO – You are the Founder and Executive Producer of RVK – South Africa. Tell me more about this job?
RAJ – RVK Fashion Week ran from 2012 to 2016, which was fun because we were working with the South African community on fashion design. We no longer run it, instead we produce The Global Fashion Week and Mercedes-Benz Fashion Week, Kigali.

EO – How does the fashion industry in South Africa work?
RAJ – It is very supportive, I must say, of the government and the Fashion Council. It’s one of the few countries in Africa that I will say has government involvement and puts pressure on all designers as best they can.

EO – When we talk about fashion, we forget to highlight an entire production chain, mainly artisanal. How do you see fashion coming from artisanal production?
RAJ – As I said before, one of our goals is to connect the dots in the fashion industry, that is, to involve photographers, makeup artists, stylists, backstages, producers, just to name a few, who make our productions stand out and make it work. .

EO – Which African clothing brand for you is already appearing professionally in the international market?
RAJ – I can’t name one because every designer in the international market is doing very well.

EO – Which designer do you think is the great promise of African fashion in the international market?
RAJ – Honestly, everyone is doing well in their space and I applaud them for that.

EO – We know that Lagos in Nigeria has one of the most prestigious fashion weeks in Africa. What do you highlight within the fashion created in Nigeria?
RAJ – Nigeria has the numbers, support systems and funding, especially of most banks in Nigeria, unlike other parts of West Africa which are very difficult to get sponsorship. Regardless, they are doing very well because they are all part of African fashion history in the global spotlight.

EO – Raji your company is a partner of IFW in Dubai RVK-SA and FCC Produções Rwanda. How do you balance your work schedule?
RAJ – Growth means partnerships. That’s why we partner with all these brands for visibility. We don’t mind partnering with any organization that wants to partner with us to be able to run big projects, we would be more than happy.

EO – Fashion designer Mary Martin London is a professional who really prints her identity in each creative process. What attracts you most about her creations?
RAJ- Mary Martin London always stands out in her designs and collections. I call her the Creator because she really creates from scratch, her clothes always catch the eye and are authentic. I love everything about her, especially her music and fashion week organization.

EO – Raji, let’s talk about Brazil now. What expectations do you have about the Brazilian fashion industry?
RAJ – I love the projection of Brazil, I love the projection of culture and I want to experience the culture, the people and partner with anyone who wants to participate in the African fashion project in Brazil.

EO – You know that Africa is a very studied topic and is basically part of Afro-Brazilian culture. The stylists look for many inspirations in the African continent. Do you know any Brazilian stylists?
RAJ – Yes, I do. My favorites are Alexandre Herchcovitch, Barbara Casasola and Pedro Lourenço, these two have their drawings that impress me. There are other designers I know of, but I can’t mention their names off the top of my head.

EO – You as a great entrepreneur of international fashion. Where in Brazil would you like to take your Mercedes-Benz fashion week project?
RAJ- Haha, for that I would love to tour Brazil and have a worthwhile experience and familiarize myself with the cities because I haven’t been there yet.

EO – Raji for you, the existence of a magazine totally focused on Africa in Brazil is important. What positive points would you tell us?
RAJ – I would say that you should continue projecting African values ​​and Brazilian culture, so you will be helping to spread the positive stories about Africa instead of the negative ones that some people have assumed about Africa.

EO – If you could define Gideon Raji in two words. How do you define yourself?
RAJ – I am creative and adventurous.

EO – Raji it was a great honor for me to do this interview with you. I really admire your work, your ideas for innovation in the field of marketing. He is also the great man you are, with an inspiring life story. With a successful trajectory and much recognition in the global international market. For me you are a visionary professional who takes Africa to the world. Thank you so much for introducing me to this world you created Global Ovations Ltd. I, Eliana Oliveira, on behalf of the entire writing team, thank you for the opportunity to do this interview with you and also my dear friend Mary Martin London for introducing us. Thanks. Raji I would like you to leave a message for the readers of our magazine, mainly from Brazil. The space is all yours to make your comments and thanks.
Message from Gideon Raj – It was a great pleasure for me to meet you and at the same time to know a little about Brazilian fashion. I also congratulate you on the great initiative of having a magazine in the publishing market that is a spokesperson for Africans in Brazil. Thank you very much, soon we will see you in Brazil. And thank you, Brazilian people for welcoming our Africa.