JOAN EKOKO
Fundadora da Vertuous Beauty em Paris.
Redação Le Afrique
A beleza original com uma identidade única na indústria de cosméticos já existe, e ela se chama: Vertuous Beauty. Uma linha de luxo para mulheres negras. Joan Ekoko nos conta que esta é a história de uma vida. Ela criou e fundou uma linha que traz a sua assinatura e a sua essência. De origem camaronês, ela nasceu e cresceu na França. A identidade da marca ela traçou tendo uma linha definitiva sobre o preconceito contra a comunidade negra. Com bases em pesquisa de mercado ela, nos conta; que mulheres negras gastam de 3 a 4 vezes mais que as mulheres brancas em produtos de beleza. No entanto, as mulheres negras ainda têm problemas de encontrar produtos que atendam às suas necessidades. Com isso Joan Ekoko diante de várias informações sobre o mercado da beleza, encontrou várias falhas e começou a estudar melhor o mercado e mudar este segmento criando a sua própria marca de cosmético de luxo para mulheres negras. Como ela mesma, nos diz; foi observando, por exemplo, que a composição das marcas de luxo de sua comitiva não concordava em nada com seu tom de pele, ou que os laboratórios de cosméticos em que ela trabalhava não incluem suficientemente a pele negra emétisses, mestiças em seus catálogos. Foi aí que ela decidiu apagar esta, triste constatação: mulheres negras, pardas e albinas estão sub-representadas. Em março de 2022 foi lançada em Paris a marca de luxo Vertuous Beauty. Com o intuito de devolver prestígio às mulheres negras, acabar com estereótipos e quebrar códigos. Para isso, queríamos mostrar uma imagem diferente da mulher negra. A mulher negra na esfera do luxo, aquela que impõe respeito e que inspira as futuras gerações.
A Pele real
Com uma missão mais que especial a Vertuous Beauty é a única marca no mundo que transmite os valores reais da pele, da mulher negra. A Maison Vertuous Beauty tem como missão destruir estereótipos, melhorando a representação de mulheres albinas, negras e mestiças. Eles querem também restabelecer a confiança em mulheres, tornando-as conscientes de seus potenciais físico e intelectual! Além do aspecto da beleza, há uma mensagem real de representação que eles transmitem. Esta marca existe para inspirar as jovens e mostrar-lhes que não têm de ficar nas caixas da sociedade e que podem ir onde não são esperadas. Com um slogan “Seu preto é brilhante” que é uma frase motivadora desta narrativa, que opta pelo posicionamento de luxo. Influencia indiretamente a representação que temos de nós mesmas. Existem mulheres negras que são advogadas, médicas, empresárias… e que podemos, se inspirar nelas.
O valor da beleza
Com valores no requinte, feminilidade, autenticidade e destemor. O requinte e a elegância não é uma questão de origem ou cor da pele, mas é uma escolha. Na Vertuous Beauty escolhemos o requinte. Queremos unir o luxo ocidental e luxo o africano.
Visão transformadora
Tudo começa na visão, de poder enxergar possibilidades transformadoras de encontro com o luxo parisiense. O nome é inspirado no inglês “Virtuous” que significa “Virtuosa” em francês. Dessa mistura nasce Beleza Virtuosa para todas as Mulheres Virtuosas. Virtuosas porque construímos nossa Casa sobre qualidades morais. Desejamos em tudo transparência, para oferecer produtos de alta qualidade e dar-lhe uma experiência única. Queremos ser a marca de luxo de referência para essas mulheres, nós temos muita motivação para criar e inventar.
Beleza Poderosa
Ela através da sua história, ela também dá vida, a outras histórias de vidas. Joan Victoria Ekoko fundadora da Vertuous Beauty, cosmetóloga e consultora em desenvolvimento de produtos cosméticos. Depois de obter seu mestrado em química formulação cosmética, e 2 anos na Laboratórios de pesquisa da LVMH, Joan foi descobrir a Inglaterra. Durante seus 3 anos lá, ela teve a oportunidade para desenvolver mais de 100 produtos cosméticos lá, para várias marcas de maquiagem. A grande virada na sua carreira veio através de uma afirmação.
“Hoje é a minha vez de tentar. Preencher as lacunas nesta indústria. Eu farei cosméticos, de luxo, para a mulher negra que é a minha expertise”.
O DNA da Maison é focado principalmente no luxo entre a África e Paris. Quero voltar às raízes, onde tudo começou, mas sem esquecer que crescer na França tem uma dupla cultura presente. O luxo não está apenas em Paris, mas estou convencido de que também na África. Este continente é rico em riquezas e queremos fazer questão de mostrá-lo através da comunicação da marca.
Eu pego a caneta para reescrever nossa história.
A beleza da raiz ancestral
Joan Ekoko é francesa, mais a ancestralidade grita no seu sangue por completo. Ela, nos conta; que ser camaronês é uma força e uma fonte de orgulho. Ser camaronês é sinônimo de excelência. Quando me lembro de onde venho, sei que posso fazer qualquer coisa porque “impossível não é camaronês”.
“Quando você não sabe para onde está indo, olhe de onde você vem”. Finaliza, Joan Ekoko sobre a raiz ancestral.
Os produtos Vertuous Beauty
La Maison Vertuous existe para ser uma alternativa para todas aquelas mulheres que não conseguem encontrar os produtos que atendem as suas expectativas e necessidades. Nossos produtos são híbridos entre um produto de maquiagem esteticamente agradável e um produto de cuidado eficiente. Cada um de nossos produtos traz um benefício real para a pele. Formulação: Tentamos encontrar um bom equilíbrio entre a naturalidade e eficácia. É por isso que usamos ingredientes naturais e sintéticos (não controversos). O objetivo é ter produtos eficazes.
Todos os nossos produtos são testados em laboratório.
O gloss contém manteiga de karité, óleo de frutas de paixão e ácido hialurônico. Ele irá atender todas as mulheres que têm lábios que estão secos e querem brilho nos lábios. Ele também tem uma boa fixação e não gruda ao contrário maioria dos gloss do mercado.
O lápis é pigmentado, cremoso e de longa duração (até as 6h).
Onde Encontrar: https://vertuousbeauty.com
#beautyafrique #belezanegra #pelenegra #maquiagempelenegra #belezaafricana #cosmeticosparapelenegra #parisnews #francenews #françanews #camaroes #camaoresnews #joanekoko #MaisonVertuousBeauty #vertuousbeauty #magazineleafriquestylebrazil #vozesnegras #mulheresnegrastop #mulherespretasceo #mulherespretaslideres #mulherespretasdenegocios #mulheresdenegocios