Costa Do Esqueleto na Namíbia.

crédito de imagem: Ekenaar

Costa Do Esqueleto na Namíbia.

Redação Le Afrique Brazil

Luz, Sol, Dunas e Mar…. Um lugar cheio de mistérios que mais parece um cenário de outro mundo. Uma paisagem épica no encontro entre o céu e o mar. Onde eu pude até sentir um arrepio, pois o lugar é impossível de descrever, tamanha imensidão de beleza e mistérios que fazem parte desta paisagem. Estar na Costa do esqueleto é ir além da imaginação, devido o lugar estar entre o passado e o presente que ali se apresenta entre os vários vestígios de um tempo que se foi, mais ainda está ali. Conhecido por ser um cemitério ao céu aberto, o lugar guarda segredos que intrigam os viajantes e os curiosos que por lá caminham. O lugar abriga milhares de carcaças de barcos, esqueletos de baleias, entre outros animais e até de humanos que por lá passaram e talvez enfrentaram o sol escaldante, a escassez de alimentos, entre outras situações que foi fatal até a morte. Encontramos restos de animais marinhos que englobam este cenário do que seria talvez um fim de mundo.

crédito de imagem: Jessie Crettendeo

A imaginação de fato nos leva a pensar neste cenário futurista com previsões onde a verdade se aproxima desta realidade e das mudanças climáticas à qual a humanidade está enfrentando atualmente. Mas olhando profundamente o lugar, lá a beleza é exuberante, o mar com um azul que se confunde com o azul do céu. As dunas de areias finas amarelas com nuances das cores do sol que muda a todo momento do amarelo ao laranja. Um show, um espetáculo, vivo da natureza ao som das ondas. Um lugar para quem busca momentos de reflexão da vida ou simplesmente por querer sentir na veia o que é viver uma aventura nas dunas na Namíbia. Fazer um roteiro como este é viver experiências que vão além daquilo que se busca encontrar dentro de um roteiro turístico normal. A Costa do esqueleto está situada ao norte da Namíbia, localizado dentro do Parque Nacional da Costa do Esqueleto, que se estende sobre uma área de 500km da linha costeira do rio de Ugab ao sul até o rio de Kunene ao norte.

crédito de imagem: Diego Madrigal

Com uma vida marinha rara e endêmico animais selvagens que se adaptaram ao deserto que fazem do parque a sua casa. Um lugar de paisagem única com mar, dunas, cânions, montanhas, esqueletos e destroços tudo isso junto em um único lugar. Estar aqui é de fato magnifico porque tudo é muito especial. Um roteiro diferente, com vários caminhos e paisagens de tirar o fôlego. E o melhor de tudo, ter um novo olhar sobre o que é viajar pelo Continente africano. Passar dias no deserto me trouxe muitas reflexões sobre a vida, o que eu espero dela e quem de fato eu sou no mundo. Enfim, hoje eu consigo entender um pouco o retiro, ou a visita de Jesus no Deserto foi lá que ele de fato descobriu a sua verdadeira identidade no mundo. Escutar o som do vento, sentir a brisa do mar, andar nas dunas afundando os pés cansados, com sede porque não levei a quantidade necessária para fazer esta aventura que durou um dia. Me fez ter este olhar mais profundo sobre o quanto o mundo é um lugar especial. Não importa se estamos na África, ou em Paris. O mundo é o melhor que existe na vida daqueles que como eu, ama viver. E viver é exatamente isso conhecer, desbravar novos horizontes.

crédito de imagem: Iuri Ivashrhenko

crédito de imagem: Vincent Palletier

Mesmo que nesses novos horizontes você só veja, o deserto e toda a sua beleza oculta que existe e não podemos ver. Estamos nos despedindo de 2024, e o meu diário de viagem passou por vários lugares incríveis. No meu roteiro teve rotas que não fazem parte de um roteiro tradicional turístico. Eu quis conhecer mais profundamente o Continente africano, as pessoas, a gastronomia, e tudo que fazem parte de cada nação que me acolheu e abriu os braços para mim.

crédito de imagem: Marc Peeters

Não foi fácil, mais foi possível viajar e viver intensamente cada lugar que eu pisei os meus pés. Em 2025 irei buscar um lugar que só pode ser visto do espaço, que retrata um mistério que faz parte do berço da humanidade. Irei em busca de viver e conhecer mais sobre o povo e tudo que lá existe. Bem eu vou ficando por aqui, desejando à todos um novo ano cheio de realizações. Até o próximo destino!

Próxima viagem o Olho da África!

#travel #viagemnaafrica #turismonaafrica #turismoinafrica #african #africanos #namibia #namibianews #africanews #magazineleafriquestylebrazil #africanmagazine #magazineafrican #africabrasil #brasilafrica #cultureafrican #viagem #roteiroafricano #rotaafricana #turismonanamibia #turismoancestral #turismoafricano #desertonaafrica #desertoafricano #misterioafricano