Fotografia MCK – Mjini Magharibi, Zanzibar
Tanzânia ao mar de Zanzibar
Redação Le Afrique Brazil
Tem lugares que nos fazem sentir, que estamos de fato andando nos céus. E este lugar existe aqui na terra, ou seja, em Zanzibar. O azul do céu e o mar azul turquesa cristalino nos leva de encontro a esta dimensão, mágica e única. Zanzibar é um arquipélago na costa da Tanzânia, no leste da África. A cidade de Zanzibar, é considerada a pérola do oceano Índico. O lugar é tão lindo que fica até difícil tentar descrever a imensidão de beleza natural que eu pude viver e sentir nas ilhas que visitamos. Em cada lugar uma experiência única que nos proporcionaram momentos inesquecíveis de esquecer.
Fotografia MCK – Mjini Magharibi region, Zanzibar
Meu Diário Africano
Começa em Unguja que é a maior e a mais importante ilha dentro do Arquipélago de Zanzibar. Um pedaço do céu na terra! Ela representa aquilo que melhor simboliza o arquipélago: Com uma beleza intocada, clima descontraído, inúmeras atrações turísticas. Com muito sol, praia e mar uma combinação absolutamente perfeita de um verdadeiro paraíso. As praias de águas cristalinas são uma atração a mais para os turistas que visitam a ilha. A ilha atrai milhares de visitantes todos os anos, o que me faz ter uma curiosidade imensa sobre o motivo de tanta movimentação no lugar. Inclusive em muitas conversas com os nativos do lugar, alguns nos disseram, que tudo indica que o grande valor da riqueza cultural, junto à sua rica história, e também a sua importância política e econômica. Isso é um grande indicativo que o lugar está no topo dos grandes investimentos na área turística do país. Outro ponto alto em destaque no lugar se encontra nos seus mercados com imensa variedades da culinária nativa, lembranças, e os animados festivais que acontecem no lugar.
Minhas sensações: Pense num mar gostoso, com águas cristalinas um sonho. Mergulhar aqui foi muito mais que um sonho. Foi uma experiência incrível! Gente, que lugar mágico!!!! Eu não queria sair daquela imensidão de azul turquesa. Eu olhava o mar, e via o céu espelhado em suas águas cristalinas. Nunca irei esquecer o mar de Zanzibar.
Fotografia MCK – Unguja South region, Tanzânia
E a Tanzânia!?
Que lugar lindo de conhecer e passar bons momentos, como este que eu pude usufruir e curtir nesta viagem incrível. Um lugar com uma cultura riquíssima, com muitas tradições e crenças religiosas de grandes expressões de fé. Uma das coisas mais importantes nesta viagem que eu destaco aqui. Como a religião nos coloca no lugar, quando necessitamos viver o mistério da fé. A Tanzânia é um dos países culturalmente mais diversos do mundo. Pode acreditar! Esta viagem é uma das mais especiais, que eu venho fazendo nos países do Continente africano. Cada lugar uma sensação especial, um encontro único. Principalmente com os tanzanianos que são conhecidos por serem amigáveis e harmoniosos, com grande respeito pelo próximo, inclusive com os turistas e, especialmente, pelos mais velhos. Uma das coisas que me surpreenderam nesta viajem, a sensibilidade e uma educação irretocável. Tem coisas que só existem e acontecem na África. Eu hoje me permito descrever um pouco daquilo que eu pude ver e sentir dentro da religiosidade dos tanzanianos. Muitas vezes eu me reservo em trazer na pauta este tipo de assunto. Mas o clima e a hospitalidade me fizeram também destacar alguns momentos especiais, que eu considero importante destacar nesta viagem. Descrever a fé é algo quase que impossível, porque na escrita não tem como trazer a energia daquele momento. O que eu considero uma pena, imagine estar conversando com duas pessoas diferentes, com visões de crenças diferentes, mais que a fé constrói uma ponte de conexão única entre o universo sagrado e elas. Foi exatamente isso que aconteceu comigo, fui agraciada por energias potentes que pertencem ao sagrado.
Fotografia MCK – Unguja South region, Tanzânia
Na Tanzânia a crença religiosa é muito forte, como no cristianismo e o islamismo que me trouxeram esta experiência de fé incrível. Eu acredito que maioria dos mulçumanos estão em Zanzibar. Lá o clima é de pura comunhão, respeito, que me encantou e eu acredito que aos turistas também. Trazendo uma sensação de segurança e paz, isso tudo porque a população segue regras que fazem parte desta narrativa de fé. Chega até ser difícil de acreditar, mas estou apenas descrevendo como foi esta viagem e o que senti e vivi ao longo de uma semana em Zanzibar. Eu também não poderia deixar de destacar aqui, de antes de fazer um roteiro de viagens busque informações sobre os costumes locais, a religião, a cultura, e os melhores horários que você pode circular tranquilamente pelas ruas. Isso é essencial para te blindar de possíveis aborrecimentos ou constrangimento diante da sociedade local. Alguns lugares a sociedade é conservadora, um exemplo bem claro eu vivi durante esses dias. Lá as mulheres usam roupas com os joelhos e ombros cobertos. Camisetas que cobrem os ombros e shorts para mulheres são aceitáveis, só não muito curtos. As mulheres devem usar e carregar se puder um envoltório, ou seja, um lenço, ou canga que possa cobrir as pernas nas vilas e cidades, lá as roupas reveladoras podem ser ofensivas para os moradores, especialmente em Zanzibar e nas áreas muçulmanas. Já na praia e dentro dos limites dos hotéis à beira-mar, os trajes de banho normais são permitidos mas, sem nudez.
Fotografia MCK – Kizimkazi Mkunguni, Unguja South Tanzânia
Curiosidades de Zanzibar
Eu me permitir conhecer cada etapa nesta viagem, sem restrições ou preconceitos. Estar em Zanzibar é de fato estar em um mundo físico e espiritual ao mesmo tempo. Onde tudo acontece, você também aprende e senti que o mistério existe e pode ser sentido ou vivenciado em qualquer lugar. Aqui basta você se permitir que o clima de vibração energética vinda da fé, já te leva a este encontro místico. Neste mundo moderno e tecnológico deixamos para trás muitas histórias passadas pelos nossos antepassados acreditando ser brega, antigo, lenda, ou simplesmente uma fantasia criada em nossas mentes para nos manipular e afastar o nosso espírito do caminho da evolução. Esta viagem me provou que não é exatamente uma religião, mais a forma como você conduz a sua crença, onde você deposita a sua energia e entrega diante da fé. Esses ensinamentos passados pelos antepassados tem o seu valor, uma condição única quando vamos de encontro ao mundo espiritual. Um simples gesto, ir contramão a tudo aquilo em que você acredita ou sonha realizar. Aqui em Zanzibar eu aprendi algo simples, mas revelador. Eles acreditam que o flash de uma câmera roubará sua alma. Na realidade a única luz que pode iluminar os tanzanianos são a luz do sol, da lua e das estrelas. Tudo que foi criado pelo criador, faz bem, protege, alimenta, cuida e ilumina a alma. Este conhecimento eu obtive com um grupo tanzaniano que foram muito gentis, educados me apresentando a cultura e tudo o que está fora de roteiro comum de viagens pelo Continente africano.
Fotografia MCK – Zanzibar, Unguja – South region Tanzânia
Um lugar inesquecível! Para mim e para toda a equipe da Magazine Le Afrique Style Brazil que pode desfrutar de dias mágicos neste lugar, onde o céu e o mar são um só. Até a próxima viagem!
Cobertura exclusiva da SAFW24 a maior semana de moda da África!
#africa #áfrica #magazineleafriquestylebrazil #travel #turismoafricano #viagemnaafrica #tanzânia #tanzania #zanzibar #viagemafrican #africanos #africanmagazine #magazineafrican #africanews #afrique #afrika #african #africanworld #africaglobal #viagensnaafrica #roteiroafricano #rotaturisticaafricana