Rhode Bath-Schéba Makoumbou
Rhode Bath-Schéba Makoumbou o nome da arte feminina africana
Redação Le Afrique Brazil A arte criativa e feminina nasce pelas mãos da artista Rhode Bath-Schéba Makoumbou que nasceu em Brazzaville, na República do Congo. Nasceu em um berço cercada por pinturas e cores, herdou o talento do pai, o pintor David Makoumbou. A arte entrou na sua vida no ano de 1989 abrindo novos horizontes destacando o seu talento dentro das artes. Suas obras são sobretudo sobre as atividades sociais das mulheres africanas que ganham destaque nesta narrativa. Um reconhecimento público vindo do filme “Rhode Makoumbou, uma artista na terra das grandes mulheres” que em breve será lançado. A vida cercada por cores e texturas suas pinturas a óleo, tem um diferencial ela costumar pintar com faca. Existe uma variedade em suas pinturas que são ilustradas num estilo distintamente africano, baseado na arte estatuária tradicional, mas também pelas tendências da arte realista, expressionista e cubista.
A inovação nas chegou em 2002 quando Rhode Makoumbou criou inúmeras esculturas em material compósito, ou seja, serragem e cola de madeira sobre estrutura metálica, representando o comércio da aldeia que tende a desaparecer. Algumas dessas peças têm mais de três metros de altura! Ela é uma artista à frente do seu tempo mas, que está constantemente com os olhos voltados para o passado do povo africano. Ela considera-se um pouco como uma artista arquivista da memória social e cultural da África em geral, e do Congo em particular. Em suas entrevistas ela fala frequentemente e destaca sobre o respeito pelas noções ideológicas de identidade e diversidade cultural. Sempre atribuindo a grande importância à questão do significado da arte e da relação entre o artista e seu público.
A arte feminina africana no mundo
Em 2003 Rhode iniciou uma importante carreira internacional, e hoje expõe em todo o mundo. Uma trajetória de sucesso que em quase 20 anos, de carreira já participou de 230 exposições coletivas e individuais ao redor do mundo, sem contar as 20 participações em seu país natal. Ela já apresentou os seus trabalhos em 19 países: Congo Brazzaville, Gabão, França, Bélgica, Níger, Camarões, Estados Unidos, Costa do Marfim, Tanzânia, Alemanha, Senegal, Marrocos, Espanha, Suécia, Luxemburgo, Holanda, Suíça, Canadá e Qatar.
O reconhecimento vindo da sua terra
Na ocasião do Grand Prix des Arts et des Lettres que lhe foi atribuído em 2012 pelo Presidente da República do Congo, a artista também foi excepcionalmente condecorada na Ordem da Devoção Congolesa com o posto de oficial em 13 de julho de 2013. Pelo Presidente Denis Sassou N’Guesso na abertura do Festival Pan-Africano de Música (Fespam). Recentemente ela acaba de ser nomeada membro honorário do Conselho Alto Representante dos Congoleses no Exterior (HCRCE).
La pileuse, 2016 (64×53)
O movimento das artes de Rhode Bath-Schéba Makoumbou
Tem um movimento íntimo e particular que engloba todas as esferas das artes internacionais. O seu último trabalho importante foi em 2018 com a criação da escultura de Patrice Lumumba que foi apresentada no Bozar e no Kaaitheater em Bruxelas. Além da carreira consolidada no mundo das artes, ela mantém um worshop em Bruxelas, na Bélgica, ao mesmo tempo continua trabalhando em Brazzaville a cada um ou dois meses do ano. Tendo uma grande conquista em agosto de 2021, quando abriu um novo espaço. Em agosto de 2021, abriu um novo espaço cultural em Brazzaville. É um bar-galeria chamado “Espace-Mak”. A artista é um ícone da arte feminina da África.
En route vers le marche 2013 peinture 800px
La berceuse 2007 sculpture 800px id 88
La porteuse d eau 2011 sculpture 800px
Onde Encontrar:
Site: http://www.rhodemakoumbou.eu
Endereço: Bélgica: Rue d’Alsace-Lorraine, 14. 1050 Bruxelas.
Congo: 1, rue Moundossa Tsiolo (Mansimou – OMS). Brazzaville.
#arteafricana #pinturaafricana #belgicanews #congo #congonews #belgica #pintura #mulherafricana #magazineleafriquestylebrazil #africanews #afriquenews #esculturafricana #rhodemakoumbou