Isatou Minteh
Estrela da capa desta edição especial África, Brasil.
ISATOU MINTEH Uma top model hijab, única no mundo fashion.
Redação Le Afrique Brazil
Uma beleza única dentro de um propósito que está em conexão com a fé. Ela é uma inspiração, uma menina mulher determinada dentro de um conceito em que poucas mulheres, tentariam ousar. Os seus olhos são como luzes na noite brilhando e encorajando esta bela mulher a trilhar nas passarelas internacionais. A elegância é de berço, a cada passo uma afirmação de que ela nasceu para desfilar, trabalhar com moda e conhecer o mundo. Isatou Minteh é especial, educada, simples e ao mesmo tempo sofisticada. Ela representa a beleza da mulher africana moderna, é um símbolo de força e coragem, um ícone dentro da indústria da moda na Gâmbia. Isatou Minteh é a estrela maior dentro desta constelação de estrelas, da moda na África.
Nesta entrevista inédita e exclusiva com Isatou Minteh ela nos conta um pouco sobre ela, seus sonhos e sobre a sua posição de destaque no mundo da moda, sendo uma modelo hijab.
Isatou Minteh
Le Afrique – Onde você nasceu?
Isatou – Nasci no Hospital Serekunda, na Gâmbia.
Le Afrique – Como a moda entrou na sua vida?
Isatou– Comecei como rainha de concurso em 2017 quando tinha apenas 17 anos. Participei de 5 competições diferentes e fiquei entre os 3 primeiros vencedores em 4 delas. Em 2019, entrei para a Modest Modeling Agency na Gâmbia depois de ser convencido pelo meu pai. Antes de ingressar na agência, muitos amigos meus me convenceram a ser modelo. Depois que fiz meu primeiro desfile em 2019, me apaixonei tanto pela modelagem que parei de ostentar. Desde então, tive algumas conquistas como modelo e muita admiração do público.
Le Afrique – Como é a moda na Gâmbia? Você me conta sobre?
Isatou – É divertido dentro de nós as modelos mas falta apoio do público e dos nossos pais. Tenho sorte de meus pais me apoiarem, mas há muitos modelos que lutam em suas carreiras por causa de suas famílias. As agências, por outro lado, não pagam um bom dinheiro, mas isso também acontece porque não têm patrocinadores suficientes para seus eventos. Há muitos bolores na Gâmbia, só precisamos do apoio do nosso país e internacionalmente.
Le Afrique – Para você, o que a moda significa na sua vida?
Isatou_ Para ser sincero, Moda é minha maior carreira no momento. Isso me deixa muito em paz e me ajuda com minha autoconfiança. Minha maior conquista até agora veio como modelo e ainda me dá arrepios. Recebi meu primeiro salário como modelo e fui indicada no ano passado como uma das melhores modelos femininas da Gâmbia. Estas são apenas algumas que posso expressar através de palavras, mas a moda é a minha vida.
Le Afrique– Você me disse que seu sonho é se tornar um modelo internacional de Hijab. Qual é a diferença entre o modelo comum e o modelo Hijab?
Isatou – Sou muçulmano e respeito muito a minha fé. Somos aconselhadas, como mulheres, a sermos sempre modestas e foi isso que me inspirou a usar o hijab . Me sinto muito mais confortável quando me visto com recato e é isso que me representa. Todo mundo tem direito ao seu corpo e sinto que é isso que nos diferencia como modelos. Sinto-me feliz e confiante no meu hijab e outros sentem o contrário, o que respeito tanto, mas sempre defenderei o que amo e esse é o meu hijab. Isso me torna diferente e único.
Le Afrique – Existe alguma dificuldade em ser modelo Hijab no mundo da moda internacional?
Isatou _ É claro que ser modelo hijab traz muitas dificuldades. Somos vistos principalmente como párias por causa de nossos hijabs. Somos julgados de forma errada e a maioria das pessoas nos define como incapazes por causa dos nossos véus, o que é muito errado. Já é hora de todos defenderem os modelos hijab como fazem com os outros modelos. Somos donos de nós mesmos e escolhemos como devemos ser representados.
Le Afrique – Você também tem outra profissão, a enfermagem. Você também sonha em ser enfermeira?
Isatou – Antes de iniciar minha carreira de modelo, eu era muito apaixonada por enfermagem. Entrei para a Cruz Vermelha quando estava no ensino médio e foi assim que me apaixonei pelo trabalho humanitário. Adoro ajudar as pessoas, por isso decidi estudar enfermagem para me tornar agente de saúde pública. Este é um sonho pelo qual estou trabalhando junto com a modelagem e acredito que vou realizar os dois profissionalmente.
Le Afrique – Existe uma forma de conciliar a enfermagem com a moda?
Isatou – Claro, ser modelo é meu estilo de vida. Sou sempre modelo, em casa, na escola ou nas passarelas. Com a enfermagem é trabalho e precisa de temporadas. Nem sempre posso ter projetos com modelagem também, mas caso eu tenha que escolher uma carreira, escolherei modelagem.
Le Afrique – Dentro dessas experiências que você tem no mercado da moda na Gâmbia. Qual dessas obras foi importante para você?
Isatou – No início deste ano fui escolhido como rosto do modesto desfile. Essa conquista foi muito querida para mim. Meu rosto estava em todas as redes sociais e outdoors por todo o país. As pessoas vão me parar enquanto eu ando nas ruas para me encorajar e me dizer o quanto me admiram. Essas ocasiões me fizeram amar ainda mais minha carreira como modelo. No evento do desfile, a CEO me concedeu um prêmio em dinheiro e um certificado diferente dos que ela deu a todas as modelos que participaram. Ela me deu esses prêmios porque apreciou o quão ativamente eu estava envolvido com o programa.
Le Afrique – Conte-me sobre sua participação no Modest Fashion Show?
Isatou – O modesto desfile é muito querido para mim porque representa todas as garotas hijab do meu país, então sempre dou tudo de mim. Sempre ajudo os organizadores se posso e sempre apareço nos treinos. Eu ajudo meus colegas modelos se necessário e sempre aproveito minha participação.
Le Afrique – Qual a importância da Fashion Week Gâmbia para o mercado da moda na Gâmbia?
Isatou – A semana da moda é o peixe grande da semana da moda na Gâmbia. Estão presentes os maiores designers do país, o que o torna mais excepcional. A semana de moda tem as melhores modelos de todo o país, pessoas muito destacadas comparecem ao desfile e pagam um bom dinheiro para todas as modelos.
Le Afrique – Falta alguma coisa no mercado da moda na Gâmbia para impulsionar a carreira dos jovens modelos deste sector?
Isatou – Sim, parcerias internacionais. Conseguimos ter parceiros dentro do país mas só faltam parcerias internacionais. Precisamos explorar todas as indústrias da moda ao redor do mundo, assim teremos melhores experiências e cresceremos.
Le Afrique – Qual é o seu estilo dentro da moda na Gâmbia?
Isatou – Eu sou melhor na minha passarela, fico tão elegante e equilibrada quando estou de salto alto. Esse é o meu estilo, meus saltos. Os saltos me fazem sentir uma Mulher Maravilha e me sinto muito poderosa com eles.
Le Afrique – E sonhos, o que você sonha realizar?
Isatou – Destaque em outdoors e pistas internacionais. Quero um dia dividir o mesmo palco de Naomi Campbell e Ikram Abdi. Esses são meus maiores sonhos.
Le Afrique – Você está na capa desta edição especial da Magazine Le Afrique Style Brasil. Que mensagem você pode deixar para as meninas do Brasil, que sonham em ser modelo e seguir carreira internacional?
Mensagem de Isatou – Para minhas meninas brasileiras, vocês estão lindas com seus cabelos naturais. Seus tons de pele são tão lindos e você pode assumir qualquer estágio em que entrar. Acreditem em si mesmos, trabalhem em si mesmos e quebrem essas pernas.
Le Afrique – Que pensamentos você tem como instrumento de fé.
Isatou – Acredito no Islã e sou uma muçulmana 100% praticante. Eu acredito em Alá, no profeta Muhammad (SAW) e no Alcorão.
Le Afrique – Agradeço imensamente por esta entrevista exclusiva, desejo muito sucesso e que seja muito feliz. Em nome de toda equipe da Revista Le Afrique Estilo Brasil, muito obrigado!
#africa #áfrica #africafashion #africanews #afriquenews #magazineleafriquestylebrazil #isatouminteh #gambia #gambian #gambianews #gambiafashionweek #gambiagirls #gambiagirl #mulheresafricanas #topmodelafrica #topmodelafrique #belezanegra #modelospretas #pretastop #negraslindas #modelhijab #africafashionweek #fashion #moda #modaglobal #modainternacional #carreirademodelointernacional