Dra. Sènan Ingride Legbá no Jarem o jardim sagrado
JAREM O Jardim Sagrado e a Dra. Sènan Ingride Legbá da República do Benin.
Redação Le Afrique Brazil
Caminhar pela África e se deparar com vários caminhos que nos levam de encontro com a nossa ancestralidade. O Benin é este lugar, que abriga uma das energias espirituais mais potentes da humanidade. E esta conexão vem da própria terra sagrada e consagrada pelos ancestrais, que transmitem o seu poder através das ervas sagradas. Uma comunicação sagrada de cura e fortaleza espiritual. A energia é visível aos olhos de quem, mesmo sem acreditar neste poder, pode senti-lo em todos os sentidos. Esta ligação vem através do Vodum que tem origem no Benin. Sabemos oficialmente que desde 1992 o culto ao Vodum é reconhecido como uma das religiões oficiais do país. Que é comemorado em 10 de janeiro, como um feriado nacional, o Dia Nacional do Vodum. E neste lugar de extrema expressão oculta, existe um pedaço de terra mágica, onde as ervas são sagradas em prol da humanidade.
Dra. Sènan Ingride Legbá no Jarem o jardim sagrado
Etnobotânica e a Dra. Sènan Ingride Legbá
A natureza é sagrada! E poder conhecer mais profundamente este universo é de fato estar vivenciando uma das magias mais reais do universo. Aqui uma mulher extremamente fantástica e incrível está à frente com pioneirismo dentro de um universo ainda desconhecido pela humanidade. Talvez para muitos uma mulher jovem liderando uma área ainda desconhecida possa ser uma fantasia. Mas não, é uma realidade entre muitas que existem nos países do Continente africano. Apesar de ser jovem a Dra. Sènan Ingride Legbá tem um vasto histórico profissional que é pura inspiração para milhares de mulheres africanas. Com muita força e determinação ela tem um conhecimento quase que mágico, onde a sabedoria ancestral se une as pesquisas e a ciência. Dentro da República do Benin, ou seja, em toda à África o seu trabalho da etnobotânica tem o seu lugar de reconhecimento internacional.
Um caminho trilhado em busca da saúde
Antes de chegarmos ao Jarem vamos conhecer um pouco mais da trajetória profissional desta jovem mulher que está resgatando os saberes ancestrais da medicina sagrada deixada por eles. Um resgate de valorização ancestral e inclusão social. A Dra. Sènan Ingride Legbá nos fala de uma reflexão dentro desta realidade vinda através do conhecimento antigo da medicina tradicional da África negra.
“Um velho que morre em África é uma biblioteca que arde”.
Esta é uma constatação dentro desta realidade vivida pela Dra. Sènan Ingride Legbá.
Toda esta afirmação nos chega junto com a informação mais triste que eu pude ouvir durante esses anos pesquisando sobre os segredos ocultos no Continente africano. Ela nos revela uma realidade muito presente nos dias de hoje onde o desenvolvimento e modernização, contribui para a destruição de florestas em benefício de fazendas e, por extensão, de espécies medicinais que exercem uma enorme pressão sobre a biodiversidade. Diante desse quadro medíocre devido à falta de apego dos jovens ao negócio da conservação vegetal, deve-se remediar através da criação de um refúgio para essas plantas para sua proteção. Um propósito gigante diante desta realidade bem próxima deste futuro de caos em que a humanidade podem vivenciar, devido a falta da preservação das florestas nativas.
Conhecer este universo apresentado pela Dra. Sènan Ingride Legbá é de fato conhecer mais profundamente este universo secreto com muitas possibilidades de cura, autoconhecimento, expansão da consciência e ao mesmo tempo, o crescimento espiritual e físico. Este lugar é sagrado, a terra e a floresta é a conexão deste lugar! Para ela se há um continente no mundo que mais perdeu o conhecimento antigo da medicina tradicional, é sem dúvida a África negra. E, no entanto, isso não deveria ter acontecido. Para além da degradação do ambiente em vários locais do continente, a perda do saber endógeno por não transmissão e conservação é o maior perigo que ameaça o futuro das espécies medicinais que há muito constituem a única farmácia das populações africanas. E isso por milênios… Acredite! Entrar neste lugar sagrado é se comunicar de certa forma com a energia deixada pelos nossos antepassados.
Dra. Sènan Ingride Legbá
Uma biografia inspiradora
Promotora do Jardim de Refúgio de Espécies Medicinais Ameaçadas (JAREM), com os seus sub-projectos de “Horta de Refúgio Vegetal”, horticultura biológica de mercado mais próxima do consumidor “ProxiLégumes”, produção de chás à base de erva-cidreira “Bio chá de erva-cidreira”, Reign over saúde” que é o processamento de plantas e produção animal; ela é especialista em pesquisa em Etnobotânica e recursos naturais. Ela também é Socioantropóloga. Apaixonada por plantas, optou por continuar seus estudos universitários na área de planejamento, proteção ambiental e gestão de recursos naturais. Em 2016, recebeu financiamento da Conferência de Ministros da Juventude e Desportos da Francofonia (CONFEJES), na sequência de um concurso, que lhe permitiu iniciar o seu projeto. Foi nomeada para a fase final do concurso “Africa-France Innovation” organizado em 2017 no âmbito da 27ª Cimeira África-França em Bamako, Mali. Ela participou da 10ª edição da Malian Society of Applied Sciences (MSAS) em julho de 2018 no Mali. Ela também ganhou em Benin o 3º prêmio no Oscar da Juventude 2018, na categoria Selo de Empreendedorismo e Empoderamento Econômico. Em 2019, ela participou do 3º grande encontro de jovens empreendedores do mundo francófono financiado pelo Escritório Franco-Quebequense para a Juventude (OFQJ), Escritórios Internacionais da Juventude de Quebec (LOJIQ), Conferência de Ministros da Juventude e Esportes da Francofonia (CONFEJES). Em 2020, coordenou o projeto “Biodiversidade e conservação de plantas medicinais comercializadas no Benin”, financiado pelo Royal Belgian Institute of Natural Sciences do programa CEBioS. Em 2021, participou e obteve o 4º prémio do 8º Concurso Internacional de Excelência, Melhor Jovem Empresa do Ano, do Programa de Promoção do Empreendedorismo Juvenil (PPEJ) – Prémio Bernadette Nicole MAPOKE NDONGO no Burkina Faso. No mesmo ano, em agosto, participou da 10ª edição do MSAS no Mali e, em novembro, foi eleita secretária-geral por unanimidade do Bureau Executivo Nacional da Rede Nacional de Jovens Empresários do Benin (RéNaJEBEF). Mestre em Ciências Agrárias e mestre em Antropologia Social e Cultural. Foi assistente de investigação ao nível do serviço de Economia Florestal, Tecnologia da Madeira e Promoção de Produtos Florestais Não Madeireiros do Centro de Estudos e Investigação Florestal, onde teve de coordenar o projeto “cadeia de valor e conhecimento tradicional de alguns fábricas em grandes centros urbanos em Benin”.
Este projeto foi financiado pelo Instituto Real Belga de Ciências Naturais (CEBioS) em 2015.
Ela também esteve envolvida em pesquisas para o desenvolvimento de produtos florestais não madeireiros. Trabalhou no Herbário Nacional do Benin e na ONG Education Solidarité Benin onde foi assessora de Proteção e Pesquisa Agrícola. Colaborou também com a Dra. Diana QUIROZ no seu trabalho de investigação sobre Plantas médico-mágicas e mágico-religiosas, e com o Professor H. SOCLO no inventário ecológico e análise ecotoxicológica da zona costeira. Atualmente prepara a sua tese sobre o conhecimento tradicional e a conservação de algumas espécies lenhosas nas florestas sagradas dos grandes centros urbanos do Benin. Uma história de amor pela profissão aliada à sua paixão pela Etnobotânica.
O Sagrado JAREM
À descoberta do Jardim Refúgio para Espécies Medicinais Ameaçadas de Extinção em Allada, na República do Benin. É um local considerado sagrado e mágico. Onde a cura é uma grande aliada nesta busca por uma saúde natural. Dentro de uma realidade com bases sólidas no conhecimento ancestral. A Dra. Sènan Ingride acredita na proteção e conservação de plantas medicinais ameaçadas de extinção. O que para ela poderá se tornar uma Capital para o Futuro. Foi exatamente com essas bases que nasceu o JARDIM REFÚGIO DE ESPÉCIES MEDICINAIS AMEAÇADAS Projeto “JAREM”, um departamento de Green Power and General Trade. A Green Power and General Trade tem como missão a criação de um Jardim Botânico com espécies vegetais ameaçadas de extinção, com o objetivo de Recriar Paisagens Perdidas. Reduzindo as perdas das florestas naturais em nosso país. Queremos e pretendemos enquadrar a conservação das plantas ameaçadas de extinção, a promoção das plantas medicinais e a popularização do uso de plantas medicinais e pôr fim a criação de emprego em benefício dos jovens. Também atenderá às necessidades de saúde da comunidade e à proteção do meio ambiente. A vocação da Dra. Sènan Ingride estar na produção, conservação e valorização de espécies vegetais em vias de extinção através da criação do jardim “Refúgio Vegetal”. Atuando na área de desenvolvimento sustentável, nas mudanças climáticas (tecnologias ambientais) e agroalimentar. Temos o apoio de 4 ações que contribuem muito para o avanço da sustentabilidade de Green Power e General Trade.
Ela nos conta que, o primeiro setor de atividade são essencialmente para a produção de espécies vegetais ameaçadas de extinção denominada Jardim de Refúgio para Espécies Medicinais Ameaçadas de Extinção (“Jardin Refuge des Plantes”).
Desde de 2017 à 2022, que mais de 30.000 plantas de 15 espécies diferentes “Reign over health” que trata da transformação de plantas em produtos acabados (Segredo do Papai, Palu VÔ, Dâh-Han ”licor terapêutico”, Fire whisky, Liberation ‘ ‘o mel que ressuscita seu fígado”) foram produzidos. Um sinal positivo de pesquisa com bases nos segredos guardados pelos nossos antepassados que hoje estão sendo fonte de resultado na saúde. A Dra. Sènan Ingride nos convida para conhecer mais de perto este lugar incrível. E nos mostra uma lista de plantas medicinais raras produzidas e mantidas no jardim sagrado.
Dra. Sènan Ingride Legbá na Tunísia falando da importância do JAREM.
Conheça as plantas medicinais responsáveis pela magia da cura natural.
Tabela 1: Lista de plantas medicinais raras produzidas e mantidas no jardim
Aerva lanata (L.) Juss. ex. Amaranthaceae Magia ( traz sorte ) | Croton gratissimus Burch . Clotone Euphorbiaceae Infecção | Moringa oleífera Lam. moringa Moringaceae dor de estômago |
Aspilia africana Houéflougbéton Asteraceae Trata infecções | Carica papaya L. Mamão Caricaceae Malária | Newbouldia laevi hissopo africano Bignoniaceae Difícil trabalho , mágico |
Ampelocissus bombicina Tèkple Vitaceae | Cymbopogon citratus Stapf Lemongrass (pt) Poaceae | Opuntia cochenillifera vermelho Il cactus ( pt ) Buxaceae / Cactaceae |
Ampelocissus bombicina Tèkple Vitaceae | Cymbopogon citratus Stapf Lemongrass (pt) Poaceae | Opuntia cochenillifera vermelho Il cactus ( pt ) Buxaceae / Cactaceae |
Abrus precatorius L. Liane alcaçuz, jequiriry ( pt ) Fabaceae tosse e sorte | Costus depois Ruivo ler ( pt ) Zingiberaceae | ocimum canum L. Ake , Kessoukessou Lamiaceae dermatoses |
Acmella uliginosa ( Sw .) Wlélékpékpé Asteraceae Magia ( traz sorte ) | Jatrofa multífida L. médico da Espanha ( fr ) Euphorbiaceae insultos | Opuntia cochenillifera (L.) Mill cacto real ( pt ) Cactaceae |
Allium cepa L. Chalota ( pt ) Amarylidaceae guloseimas infecções | cola nítida Colatier, (fr) Sterculiaceae | ocimum livre l. Manjericão grande Lamiaceae hemorróidas |
Argemone mexicana L. Argemone do México , papoula espinhoso ( pt ) Papaveraceae icterícia , umbigo Cuidado | Chrysophyllum albidum Azongbobwe Sapotaceae | Ocimum basilicum manjericão ( fr ) Lamiaceae |
babosa buettneri A.Berger babosa Asparagaceae Câncer | Diospyros mespiformis Ébano Ebenaceae | ocimum Americanum Manjericão branco ( pt ) Lamiaceae |
Acácia eritrocálice Dan Malia ( caça cobra ) Fabaceae | Elaeis guineense Jacques . óleo de palma Arecaceae | Ocimum canum Lamiaceae |
Abacaxi comosus (L.) Merr . Abacaxi ( pt ) Bromeliaceae mágico virtual | eucalipto camaldulensis Eucalipto Myrtaceae Músculos doloridos | Paulínia pinnata Sapindaceae |
Anthocleista vogelii Piso . Árvore de repolho ( pt ) Gentianaceae | Ficus exasperata vahl Kaklonou Moraceae Excesso de peso no feto | persea americana abacateiro (pt) Lauraceae |
Azadirachta indica A. Juss . neem Meliaceae Malária | Ficus em Forssk Você Moraceae Bebê sobrepeso | Phyllanthus amarus Phyllanthus amargo ( pt ) Euphorbiaceae |
Anacárdio ocidental l. Mogno Anacardiaceae | Gmelina arbóreo Roxb . madeira branca_ Lamiaceae | flautista guineense Pimenta Achantis Piperaceae |
afzélia africana Língua (fr) Leguminosae-Caesalpinioideae | Harrisonia abyssinica Oliv Kpatikikonman Rutaceae Infecções de pele | peperômia pelúcida (L.) Peperomia , capim cobra ( pt ) Piperaceae Esterilidades , sorte charme |
Adansonia digitata L., Baobá (pt) Bombacaceae | hibanto eneaspermus (L.) Violaceae Difícil entrega | parkia biglobosa (Jacq.) Néré, árvore de animais silvestres, Fabaceae Hipertensão |
anona murita Graviola. chap-chap (pt Annonaceae | Hylocereus triangularis (L.) Belle de nuit ( fr ) Cactaceae rim pedras | Psidium guajava L. Goiaba (pt) Myrtaceae dores de juntas |
Anona senegalensis Maçã canela do Senegal, ( fr ) Annonaceae | Irvingia gabonensis caranguejo maçã Irvingiaceae | Rauvolfia vomitoria Afzel. letiwe Apocináceas Malária; ovulação |
Blighia sapida saborosa blighia Sapindaceae Úlcera, febre tifoide | Jatropha curcas L. Jatrofa Branco Euphorbiaceae pare de sangrar | Saccharum officinarum L. cana-de-açúcar (pt) Poaceae Anemia |
Bryophyllum pinnatum planta da ressurreição Crassulaceae convulsão | Jatropha gossypiifolia L. Euphorbiaceae medicinal selvagem Anemia | Sarcocéfalo latifolius Pêssego da Guiné, cipó morango ( fr ) Rubiaceae Malária |
Borassus aethiopum Mart . Rônier, borasse ( fr ) Arecaceae fraqueza sexual | Jatrofa multífida Planta Coral, Medicinadora da Espanha ( fr ); Euphorbiaceae | Sansevieria liberica sanseviere Asparagaceae Epilepsia e magia |
Caesalpinia bondduc (L.) Roxb. Bonduc Fabaceae Diabetes, prostatite | Kalanchoe crenata Kalanchoe ( fr ) Crassulaceae guloseimas tosse | Senna alata (L.) Roxb. Dartrier, cássia alada (pt) Fabaceae Fígado transtornos |
Costus depois de Ker Gawl . Ruivo leia ( pt ) Costaceae hemorróidas . | Khaya senegalensis ( Desv .) Caïlcédrat ( fr ) Meliaceae guloseimas infecções | Synsepalum doce de leite Baga milagrosa ( pt ) Sapotaceae |
Cissus popular Assankan Vitaceae facilita trabalhar | Kigelia africana Saucissonnier, falso baobá (fr) Bignoniaceae | senna alata Dartrier, assalto alado (pt) Fabaceae |
Chromolaena odorata (L.) RM King Heblu Asteraceae | Lippia Alba Chá da Gâmbia ( fr ) _ Verbenaceae | Espondias mamãe L. ameixeira mombin Anacardiaceae |
Coco nucifera L. coco Arecaceae Anemia, icterícia | Lippia multiflora chá da Gâmbia Verbenaceae | Tectona crescer Lf . Teca Lamiaceae |
Coco nucifera L. coco Arecaceae Anemia, icterícia | Lippia multiflora chá da Gâmbia Verbenaceae | Tectona crescer Lf . Teca Lamiaceae |
Calotropis Continuar Árvore de seda, maçã de Sodoma, madeira de fogos de artifício ( fr ) Apocináceas | Lagenaria siceraria cabaça cucurbitáceas | Theobroma cacao L. cacaueiro Malvaceae |
Cola millenii K. Schum. macaco kola Malvaceae Malária | Lantana camara L., sábio selvagem Verbenaceae infecções cutâneo | Tylophora camaronica Tegbessou Asclepiadaceae mágico |
ceiba pentandra Sumaumeira, queijeira ( fr ); guédéhunsou (f) Bombacaceae construção de canoas | Lippia duro A. Chev . chá da Gâmbia ( pt ) Verbenaceae Infecções de pele, hipertensão | Tamarindus indica L. Tamarindo Fabaceae Malária |
croton zambesicus Euphorbiaceae Infecções de pele e magia | Lawsonia inérmis L. hena Lythraceae Trata infecções | vitelária paradoxal Shea Sapotaceae Úlcera , dor de estômago |
Cissus palmatifídeo (Padeiro) Asankan Vitaceae reumático | Momordica charantia Margose (pt) cucurbitáceas | Vernônia cinerea Vernônia Asteraceae |
Catharanthus rosa (L.) G. Olá boa noite Apocináceas Hipertensão | morinda lúcida Árvore de Enxofre (pt) Rubiaceae | Zantoxylum zanthoxyloides Cordeiro .) fagara Rutaceae infecções |
Cissus quadrangular l. Kankpe Vitaceae trata fraturas | milicia excelsa Iroko, (fr) Moraceae | Zingiber officinale Roscoe Gengibre vermelho e branco Zingiberaceae Fraqueza sexual , hipertensão |
cochlospermum perrier tinctorium Atinyi vokanfoun Bixaceae | Manihot esculenta Crantz Mandioca Euphorbiaceae fraqueza sexual | |
Citrus limon (L.) Burm.f . Limão Rutaceae guloseimas infecção | Mangifera indica L. manga Anacardiaceae anemia, tosse | |
Citrus sinensis Osbeck Laranja ( pt ) Rutaceae | Musa paradisíaca L. banana-da-terra Musaceae | |
pimento anuum L. Pimenta caiena ( fr ) solanáceas Músculo dor |
A segunda área de atuação é recuperação .
Esta promoção de plantas medicinais inclui três subprojetos :
- ” Proxi -Legumes” é responsável pela produção, processamento e entrega em domicílio de orgânicos vegetais (grandes beladonas , silvestres manjericão , vernônia , beterraba , salsa , crina , cenoura , repolho , salada , pimenta , tomate , amaranto ). Ofertas Proxi -Vegetais orgânico caixas de hortaliças aos clientes , trazendo orgânico mercado jardinagem mais próximo do consumidor.
- “ Orgânico capim-limão Chá ” é a produção de 07 ( sete ) diferentes à base de capim-limão chás ( meu Capim-limão secreto do dia Chá , Gengibre Lemongrass chá , hortelã capim-limão Chá , Moringa capim-limão Chá , noite tranquila capim-limão chá , erva-cidreira com canela , artemísia chá , chá Saint Jean ).
- ” Reinar sobre a saúde ” que trata da transformação das plantas em finalizado produtos ( Segredo do papai , Palu VÔ, Golden whyskey ” Libido especial ”, Libertação ”o mel que ressuscita seu fígado.
- Apresentação do produto ( disponível e no mercado )
- A capitânia produtos /soluções suportados pela estrutura disponível e no mercado são: Lemongrass chá segredo do meu dia , capim-limão chá com Moringa , Capim Limão chá ” noite tranquila ” e Liberação ” que é um mel que ressuscita o fígado ”.
- Além desses produtos nós produzir tese diferente produtos :
- erva- cidreira gengibre chá qual desintoxica o pâncreas , rins , bexiga e aparelho digestivo. um natural sedativo _ _ acentua peso perda e também alivia sintomas relacionados à gripe .
- fresco como menta capim-limão chá , rico em vitamina K. Estimula as funções do estômago . Isso é gosto de menta dá você tem frescor que dura o dia todo .
- Ingride LEGBA, Etnobotânica e promotora do JaREM .
- erva-cidreira secreta chá do meu dia , que ativa a digestão, estimula estômago funções , lutas teimoso colite , elimina toxinas e excesso de gordura.
- moringa capim-limão chá , Contém vitaminas A, B e C e minerais como cálcio, ferro e aminoácidos ácidos , potássio e proteínas . Ativa a digestão, estimula as funções do estômago protege o sistema cardiovascular .
- Canela capim-limão chá é um reforço do sistema imunológico. Verdadeiro regulador do sistema digestivo , é um afrodisíaco em particular nos homens e um bom regulador de açúcar , glicose e colesterol no organismo.
- capim-limão chá ” noite tranquila “ é um excelente sedativo , relaxante, hipoglicemiante e analgésico . O chá da “ noite tranquila ” protege o sistema cardiovascular . Ele contém vitaminas A, B e C e minerais como cálcio e ferro em proporções que excedem em muito comum comida produtos ; bem como amino _ ácidos , potássio e proteínas .
- chá de são joão é indicado para o tratamento eficaz de úlceras gástricas e intestinais , diabetes e infecções.
- do papai segredo para chá tratamento de temporário infertilidade problemas ,
- Homens de uísque de fogo e Dah -han qual é uma terapêutica licor ,
- Liberar qual é um mel que ressuscita o fígado .
- o terceiro setor de atividade é a produção animal ” orgânica criação de galinhas de bicicleta , golias , brahma , guiné galinha , pato , ovelha , etc.).
- A quarta área de atividade é pesquisa .
- o jardim servirá como um centro de treinamento.
- Cada ano Green Power e General Trade recebem estagiários que são treinados in situ em nosso vários temas.
Onde Encontrar
A sede do JaREM -República do Benin é localizado em Allada-Goussikpota – Tel. +229 69 128 328 – email: ongjarem@gmail.com
#africanews #jarem #republicadobenin #africannews #ervassagradas #jardimsagrado #bemestar #curanatural #lifestyle #magazineleafriquestylebrazilbenin #benin #beninnews #remédionatural #cura #naturalista #plantassagradas #vodum #vodoo